quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Maraísa

.
Aparentemente, Maraísa parece ter caído no gosto de alguns papais e mamães na década de 80, por causa de uma novela do Benedito Rui Barbosa, chamada “Voltei para você” (Rede Globo, 1983). Nessa novela, Denise Dumont interpretava uma personagem chamada Maraísa. Segundo consta, essa novela não fez muito sucesso, porém, deixou sua marca com relação ao nome.

Hoje, o nome não encontra tanta expressividade, pois apenas 1 registro foi feito de Maraísa em todo o estado de São Paulo no ano de 2015, segundo a Arpen/SP. Entretanto, essa popularidade pode aumentar se os pais resolverem se inspirar na emergente dupla sertaneja Maiara & Maraísa, que são gêmeas de Mato Grosso, que tem feito muito sucesso no meio sertanejo universitário no Brasil.

Comparando a idade da Maraísa da dupla sertaneja, podemos inclusive chegar à conclusão que os pais de ambas também tiraram uma pitadinha de inspiração da novela citada.

Quanto à origem do nome, parece muito obvio que se trata de uma junção de Mara e Isa, que em algum momento deve ter sido operacionalizada no Brasil. O nome não foi inventado para a novela, imagino, mas como uma elaboração, ele aglutinaria o significado de Mara e Isa. Vamos à eles: Mara vem do hebraico e significa “amarga” (péssimo significado, inclusive). Quanto à Isa, a coisa é mais complicada.

Isa pode ser: 1) A forma arábica do nome Jesus; 2) Um diminutivo de Isabel ou Isabela, que em si é uma variante de Elizabeth, que vem de um nome hebraico que quer dizer “meu Deus é um juramento” ou “meu Deus é abundância”; 3) Uma forma diminutiva de vários nomes germânicos que começam com o elemento “IS”, que quer dizer “gelo” ou “ferro”;

Como são mais conhecidos da língua portuguesa, eu apostaria na junção de Mara com o diminutivo de Isabel/Isabela.  O que formaria um significado aglutinado de “amarga” + “meu deus é um juramento/abundância”. Ou seja, não faz o menor sentido.

No Brasil, há 5.032 pessoas chamadas Maraísa. A maioria delas está no Sergipe, e nasceram, esmagadoramente, na década de 80. A grafia Maraiza tem 1.842 pessoas, Maraysa tem 198 pessoas e Marayza, uma quarta possibilidade de escrita, tem 67 pessoas. Esses dados são da plataforma Nomes no Brasil, elaborada pelo IBGE com base no Censo 2010.

O site Nomes Chiques (ainda não o visitei o suficiente para saber se é confiável ou não), aponta que existem ainda grafias como Maraíse, Maraísia, Maraisis. De fato, no IBGE temos 253 pessoas com a grafia Maraíse, mas não encontrei nenhum registro dos demais nomes.




.


12 comentários: