domingo, 1 de janeiro de 2017

Jair

Ropa infantil con estilo Pepitobychus:
.

Jair é um nome masculino bíblico, originado da língua hebraica. Seu significado é “ele brilha”, em hebraico, sendo que no Antigo Testamento, esse é o nome de um filho de Manassés e também de um dos juízes dirigentes dos Israelitas. O nome aparece em várias passagens da Bíblia. Em outras línguas temos Iair, Iairos (grego bíblico), Yair (hebraico bíblico), Iair, Iairus (latim bíblico) e outro bem comum no Brasil, Jairo (espanhol).

Segundo a ferramenta de pesquisa do IBGE, Nomes no Brasil (Censo 2010), Jair é o nome de 152.403 pessoas. Ele vinha sendo equilibradamente registrado até a década de 70, quando deu um salto, possivelmente impulsionado pela popularidade do jogador de futebol da Seleção Brasileira, que participou da copa de 70, conhecido como Jairzinho, e depois veio caindo até restarem poucos registros na década de 2000.

Os homens chamados Jair são mais frequentes no estado de Santa Catarina, seguido do Rio Grande do Sul e depois do Paraná, o que comprova que Jair é mais registrado no sul do Brasil. Apesar de ser um nome bastante datado, ele ainda aparece na última lista da Arpen/SP de 2015 – abrangendo somente o estado de São Paulo – com 25 registros.

Quando à popularidade no mundo, Jair aparece apenas no ranking dos Estados Unidos, em 2014, na 991ª posição. Já não aparece mais no ranking de 2015 e não temos dados de outros países.

Outras referências além do jogador de futebol:

Jairzinho, é um músico brasileiro e filho do também cantor Jair Rodrigues; Jair Rodrigues, cantor brasileiro; Atualmente, é um nome um pouco complicado por causa do famoso (por razões ruins) Jair Bolsonaro, deputado; 




.

2 comentários:

  1. Olá minha cara, conheci seu blog hoje e estou lendo faz algumas horas rs. Simplesmente fantástico. São tantos nomes belos.
    Não sei se aceita pedidos mas poderia escrever sobre "Yorick", um nome que li numa história em quadrinhos e que me apaixonei.

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada! O nosso blog é sem fins lucrativos e escrevemos por hobby, ficamos muito feliz que tenha gostado!
      Vou pesquisar sobre Yorick e em breve postaremos, obrigada

      Excluir