sábado, 21 de janeiro de 2017

Astra



Astra é um nome feminino raro, que significa “estrela”, em última análise, a partir da palavra grega “aster”. Esse nome tem sido muito raramente usado desde o século XX. Na mitologia grega, temos os cognatos Astraea e Astraia.

Uma portadora notável do nome é Astra Biltauere, medalha de prata no Voleibol feminino nos Jogos Olímpicos de 1964.

É um nome bastante original, mas algumas pessoas podem estranhar por conta do carro Astra, fabricado e vendido aqui no Brasil, bem como parecer um feminino de “astro”, mas ambas as coisas não são necessariamente ruins. O que eu gosto particularmente em Astra é a terminação incomum, e uma certa característica etérea, que dão uma impressão de realeza e grandeza.

De certo modo, ele se parece um pouco com Astrid. Não gera nenhuma dúvida de pronúncia, nem de escrita, portanto é uma boa alternativa para a língua portuguesa. Para quem não encontra coragem para usá-lo como primeiro nome, pode aproveitar-se do seu maravilhoso significado usando-o como 2º nome em um composto. Me ocorreu ao escrever esse post algo como Nicole Astra, ou seja, nomes de uso moderno e popular associados à Astra, que é incomum.


Para quem ainda prefere os nomes mais tradicionais, há outros nomes que significam estrela, por exemplo: Danica, Dara, Stella, Estela, Estelle, Esther, Estrela, Izar, Seren, Sitara, Steren, Tara e o indígena tupi-guarani Tainá.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário