terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Assunta

.



Assunta é um nome próprio feminino italiano. O nome Assunta reflete a devoção dos italianos pela assunção da Virgem Maria, alma e corpo, para o céu; subida do corpo de Maria ao céu, onde de novo se reuniu à sua alma [Dogma definido pelo papa Pio XII em 1° de novembro de 1959.

Sua origem vem do latim absunta, que significa “assunção”. É particularmente difundido no sul da Itália. Assunção é o substantivo feminino que indica a atitude de assumir alguma coisa.

Tem como variantes, segundo a Wikipédia italiana, Assuntina, e os masculinos Assunto e Assuntino. Em outras línguas temos: Assumpta (irlandês), Asumpta (polonês), e é um correlato de Asunción.

Assunta entrou no top 1000 dos Estados Unidos 1916, na 949ª posição. Hoje em dia, caiu em desuso inclusive na Itália. Apenas um nome de senhora italiana idosa, realmente, e acho que o uso dele em português no dia de hoje soaria mal.

No Brasil, esse é o nome de 2.183 pessoas, a maioria nascida nas décadas de 30 e 40, sendo que os estados onde são mais frequentes é em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, o que pode ser explicado pela intensa imigração italiana nesses locais.J

Referências:

Maria Assunta Alexandroff Bassi, escritora italiana.
Assunta Legnante, atleta italiana.
Maria Assunta Lorenzoni, enfermeira da Cruz Vermelha italiana.
Maria Assunta Pallotta, religiosa italiana.
Assunta Randello, jogadora de futebol italiana.
Assunta Stacconi, atriz italiana.
Assunta Viscardi, professora italiana.
Assumpta Serna, atriz espanhola.

Fontes:
Assunta, Behind the Name.

Assumpta, Behind the Name.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário