quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Ascención

.

Ascensión é um nome feminino de uso em espanhol, que significa literalmente “ascensão” em Espanhol. Ascensão é sinônimo de subir, elevar. Esse é um nome de cunho religioso, dado em honra à ascensão de Jesus Cristo ao céu, uma expressão que vem desde as primeiras comunidades cristãs para se referir à glorificação que Cristo recebeu após sua morte, pelas mãos de Deus, seu pai.

Vários livros canônicos citam esse episódio, como por exemplo, no caso do Livro de Marcos: «Depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e sentou-se à destra de Deus. » (Marcos 16:19)

Tanto que há o Dia da Ascensão, festa cristã em que a ascensão de Jesus de Nazaré é celebrada, tradicionalmente comemorado numa quinta-feira, o quadragésimo dia após a Páscoa. No Brasil, Porém, algumas províncias católicas romanas mudaram a data para o domingo seguinte. A festa é uma das festas ecumênicas (ou seja, celebradas universalmente), com o mesmo status das festas da Paixão, da Páscoa e o Pentecostes.

Ascensión parece ser um nome de uso exclusivamente espanhol, já que não temos notícia de seu uso em outras línguas. Temos variações citadas na Wikipédia: Ascensió (catalão), Igone (basco), Ascension (francês), Ascensione (italiano), Ascensio (latm), Ascensão (português).

Em espanhol, esse nome é usado para mulheres e homens, mas é provável que o uso no masculino tenha sido extinguido há um par de décadas atrás. Um exemplo é Ascensión Esquivel Ibarra, presidente da Costa Rica entre 1902 e 1906, que era homem.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário