segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Artturi

Day 1 @WMCFashionWeek - SS15 - Photography by Chris Smart:
.


Artturi é uma forma finlandesa masculina de Arthur. Temos a grafia Artur (português), Artowr (armeno), Artturi, Arttu e Arto (finlandês), Arthur, Art, Artie (inglês), Arcturus, Arturus (latim), Arturas (lituano) e Arturo (italiano).

Arthur, por sua vez, tem etimologia incerta. Pode ser uma adaptação do nome de família romana Artoriusque poderia ter sido etrusca, e que provavelmente compartilha o étimo em relação ao nome da deusa celta Artio, que é representada juntamente com um urso. De fato, palavras como “artos” (gaélico) ou Art (irlandês antigo) ou ainda arth (galês), significam “urso”, e dão o significado “homem urso” para Arthur e por consequência, para Artturi.

Como portador notável temos o vencedor do Prêmio Nobel de Química, o finlandês Artturi Ilmari Virtanen   em 1945, além de Artturi Lehkonen, um jogador de hóquei de gelo profissional finlandês. Na verdade, não encontrei referências de Artturi fora da Finlândia, acho que é um nome bem especifico de lá.

O nome Artturi lembrou os “Volturi”, família de vampiros líderes nos romances de Stephanie Meyer. A propósito, já vi Artturi como sobrenome também, e a impressão que tenho é que é italiano - mas sem confirmações.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário