terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Arto




Arto é forma finlandesa diminutiva de Arthur. De etimologia incerta, pode vir do elemento gaélico “artos”, sendo que no antigo irlandês ou galês “arth” significava “urso”, e confere ao nome Arthur o significado mais aceitável por todos de “homem urso”, do termo “arto-wiros”.

Esse nome ficou mundialmente conhecido em muitas variantes por causa das lendas do Rei Arthur, disseminadas em livros, filmes, séries e tudo mais. Não se sabe se de fato o Rei Arthur tenha existido ou se não passa de um personagem de mitologia. Mesmo assim, o nome Arthur está muito bem colocado no ranking brasileiro, atingindo alarmantes limites de popularidade.

Isso com certeza faz com que as pessoas se voltem à alternativas do nome, em outras línguas por exemplo, e para isso Arto serve muito bem. No Brasil, a versão Arto é um nome bem desconhecido: 49 pessoas apenas receberam esse nome desde 1930 a 2000, segundo o Nomes no Brasil (IBGE).

Outras variantes incluem: Arturo, Arturino, Artù (italiano), Artur (português), Arthur (inglês), Artturi, Arttu (finlandês), Arcturus (latim), Arturu (maltês), Artair (escocês).





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário