sábado, 14 de janeiro de 2017

Ártemis

.

Ártemis é o nome da deusa grega da caça e da vida selvagem, irmã de Apolo, mais tarde associada também à lua. Ártemis tem significado desconhecido, possivelmente relacionado com os termos gregos Artemes (seguro) ou Artamos (açougueiro). O segundo significado parece estranho, mas é bem provável, já que Ártemis está ligada à caça. Na mitologia romana, Diana era o seu álter ego.

Ou seja, é terminantemente um nome feminino. Mas há quem não pense assim no Brasil: temos 201 homens chamados Artemis, segundo o Nomes no Brasil (IBGE), a maioria deles nascidos no Amazonas e no Pará, em torno da década de 70. Com menos frequência, temos Artemis para mulheres, já que constam 352 pessoas do sexo feminino nessa plataforma com o mesmo nome, também registradas mais frequentemente na década de 70.

Pode gerar dúvidas quanto à pronúncia se for usado sem o acento agudo: eu leio Ártemis automaticamente, mas há quem dirá Artêmis, com a sílaba do meio fechada. Assim, o acento auxilia nessa questão.

Imagino por exemplo, que os 201 homens com o nome Artemis que temos no Brasil tenham-no pronunciado como Artêmis. Não encontrei referências reais, além da mitologia grega, para expor aqui.


Acredito que Ártemis seja um nome muito bonito e original, com excelentes conexões mitológicas. É exclusivo, poderoso e com uma sonoridade, terminação e grafia incomuns. Perfeito para uma criança nascida hoje, que enfrentará um mundo moderno e desafiador. Nada melhor para isso, do que o nome da deusa da caça.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário