sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Arline



Arline é um nome de significado desconhecido, possivelmente inventado por Michael William Balfe para uma personagem da ópera “The Bohemian Girl”. Tem com variantes Arleen e Arlene, e o diminutivo mais comum é Arlie. Como Michael o teria inventado é algo discutível, sendo que poderia ser uma variante de Arlette, ou ainda como um hipocorístico de outros nomes que terminam em –arlenn, -arline ou –arlene, como Charleen ou Marleen.

Nos Estados Unidos, a última vez que Arline aparece no ranking é em 1953, na 899ª posição. Décadas antes ele atingiu uma melhor colocação, por volta do 200º lugar.

Quanto ao Brasil, segundo a plataforma do IBGE “Nomes no Brasil”, Arline é o nome de 662 pessoas, sendo que a maioria delas registradas na década de 80, com maior concentração no Ceará do que em outros estados brasileiros.

Quanto às suas variantes, Arlene parece agradar mais os brasileiros: são 17.555 pessoas chamadas assim, a maioria delas no Amazonas. O nome teve registros crescentes a cada década, chegando a seu ápice na década de 80, e depois caindo vertiginosamente. Já a variante Arleen não possui registros computados nessa ferramenta.

Na lista da Arpen/SP de 2015, há apenas 1 Arlene e nenhuma Arline. Obviamente, acho Arline um pouco mais simpático, até por ser parecido com Aline, mas considero ambos bastante datados.


Como referências, podemos citar as atrizes Arleen Sorkin, Arline Pretty, Arlene Dahl e Arlene Francis, todas norte-americanas. Há também Arlene Howell, modelo americana, assim como Arlene Xavier, jogadora de vôlei brasileira. Arleen Auger também é o nome de uma soprano americana, assim como Arlene Travis é um personagem da série televisiva Grey’s Anatomy. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário