terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Arjan

.


Arjan é a forma holandesa do nome Adrian, tendo como variantes, Adriaan e Adrianus. É o equivalente à Adriano no Brasil, que significa “da Ádria” (nativo), sendo a Ádria uma região da Itália. Em outras línguas, temos:

Outras línguas: Hadrianus (romana), Adria (Catalão), Adrijan, Jadran, Jadranko (croata), Adrian (dinamarquês), Adrian (Inglês), Adrien, Hadrien (francês), Adrian (alemão), Adorján, Adrián (húngaro), Adriano (italiano), Ad (limburguês), Adrijan (macedônio), Adrian (norueguês), Adrian (polonês), Adriano (Português), Adrian (romeno), Adrian (russo), Jadran, Jadranko (sérvio), Jadran, Jadranko (esloveno), Adrián (espanhol), Adrian (sueco).

Evidentemente, a pronúncia holandesa é “Arian” e não com “J”, mas acho que assim como Marjana (uma variante de Mariana que se pronuncia exatamente do mesmo modo) acabou pegando no Brasil, Arjan também pode pegar. Dito com a última sílaba tônica fechada até adquire uma sonoridade um pouquinho francesa, bem charmosa.

Não há dados de popularidade em outros países do mundo no Behind The Name, e por limitações de pesquisa não sei o quanto é popular na Holanda, mas no Brasil, não tem nenhuma ocorrência no Nomes no Brasil (IBGE) ou nas listas da Arpen/SP. É um nome totalmente novo e inexplorado.

Referências:

Arjan Bajwa (nascido em  1979), Ator indiano;
Arjan Bellaj (nascido em  1971), jogador de futebol albanês;
Arjan Breukhoven (nascido em  1962), músico holandês;
Arjan El Fassed (nascido em  1973), politico holandês;
Arjan Kumar Sikri (nascido em  1954), juiz da Suprema Corte Indiana;
Arjan Pisha (nascido em  1977), jogador de futebol albanês;
Arjan Zaimi (nascido em  1957), Líder militar e político albanês;



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário