domingo, 8 de janeiro de 2017

Aristóteles



Aristóteles é a forma portuguesa do original grego antigo Aristotelis, que significa “o melhor propósito”, derivado de “aristos” (melhor) e “telos” (objetivo). Em inglês temos a grafia Aristotle, e em persa, Arastoo. Em italiano a grafia usada é Aristotele. Este nome ficou conhecido em todo o mundo por conta do filósofo grego do século 4 a.C que fez contribuições duradouras e importantes para o pensamento ocidental, incluindo os campos da lógica, metafísica, ética e biologia.

Outras versões: Aristòtil (catalão), Aristotel (croata), Aristotelo (esperanto), Aristote (francês), Arastotail (irlandês), Aristotli (maltês), Arystoteles (polonês);

Por isso mesmo, acho esse nome tão caricato quanto por exemplo, Jesus. É um nome que pertenceu a uma pessoa muito importante para a história e ficou marcado como exclusivamente o nome dele. Assim é Aristóteles. Chego a achar esnobe e pretensioso pensar em usar Aristóteles para nomear um filho. Se você gosta muito, quem sabe para um bichinho de estimação? Acho que fica bem para um papagaio.

A despeito disso, Aristóteles é o nome de 3.230 pessoas no Brasil. A frequência foi subindo gradativamente desde a década de 30 até a década de 60, depois despencou e nos anos 2000 foram apenas 117 pessoas com esse nome. A maior ocorrência é no Nordeste, visto que os três estados com maior taxa de nascimentos é Sergipe, Bahia e Pernambuco.

Como referências, nos dias de hoje, podemos citar Aristotele Fioravanti , arquiteto italiano e engenheiro e Aristoteles Onassis , um magnata grego. Outra referência é Aristotelis Valaoritis , poeta grego.



.


3 comentários:

  1. Poderia falar sobre esses nomes?:
    - Violet ( Em inglês mesmo )
    - Klaus
    - Sunny
    - Duncan
    - Colette
    Sei que já tem Violeta mas quero saber sobre usar o nome em inglês no Brasil ;)
    OBS: Todos são nomes de personagens de Desventuras em Série, que vai ter série na Netflix

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel, nenhum desses nomes estava preparado ainda, então vai demorar um pouquinho para sair, mas já colocamos na fila, ok? Obrigada por prestigiar nosso Blog.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir