quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Narjara



Narjara é um nome tipicamente brasileiro. Nunca ouvi falar dele em outro país, e ele não consta em nenhum site de significado de nomes que eu conheça. A sonoridade dele parece indígena, mas eu também não consegui encontrar nada em nenhuma fonte confiável sobre o significado. Algumas fontes dizem que ele é uma variante de Naiara, mas é bastante improvável.

Tudo o que posso dizer é que o sufixo –ara na língua tupi-guarani significa “pássaro”, de modo que talvez, tenha algo em comum. Mas sabemos que a língua tupi-guarani não é a única que era falada pelos indígenas brasileiros, e por isso, Narjara pode vir de outra língua indígena já não mais falada.

Há quem diga que Najara é um nome romani, usado por ciganos. Entretanto, não há nenhuma pista também sobre o seu significado, se seria realmente usado por ciganos, ou ainda, se seria mesmo Narjara uma variante de Najara. Então, sem pistas, sem significados.

Ocorre que é um nome razoavelmente usado no Brasil, especialmente no Norte e Nordeste do país. Há 980 pessoas chamadas Narjara circulando por aí, das quais a maioria está no Rio Grande do Norte. A maioria delas nasceu nos anos 1980.


Mas a maior referência do nome provavelmente nasceu na década de 60 ou 70, e se chama Narjara Turetta, uma atriz, diretora, dubladora e apresentadora brasileira, da classe B de artistas geralmente ligada à Rede Globo. Seu último papel foi como Augusta, na novela Babilônia. 




.

6 comentários:

  1. Li ,li, e fiquei com mais dúvidas sobre meu nome NAJARA .

    ResponderExcluir
  2. O nome da minha filha é Narjara, e eu ouvi dizer que é flor da manhã

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe achava que poderia ser indigena, mas já ouvi dizer que seria Mulçumano e significa "Grandes Olhos". Talvez NAJARA não seja alguém para se explicar ou entender. Simplesmente Najara.

    ResponderExcluir
  4. Narjara é pra SENTIR , não pra ENTENDER 😏

    ResponderExcluir