sábado, 24 de dezembro de 2016

Magno & Magnos

.


Magno vem do latim, e significa, literalmente, “grande”, no sentido tanto de físico quanto de moral, sendo que não era usado como um prenome mas sim, como um título nos tempos imperiais. Do ponto de vista etimológico, ele se opõe em significado a Paulo, por exemplo (que significa pequeno).

Variações: Magnus, Mogens (dinamarquês), Mauno, Maunu, Manu (finlandês), Mághnus, Manus (irlandês), Magnús (islandês), Mack (inglês medieval), Magnus, Mons (norueguês), Mans (sueco). As grafias comumente usadas no Brasil são Magno, Magnos e Magnus.

Alexandre, o Grande, também é conhecido como Alexandre Magno, pela semântica da palavra. A sua propagação no mundo cristão ocidental se deu pelo culto de vários santos, mas principalmente pela fama histórica de Alexandre Magno, inclusive o nome sendo usado como um composto bastante frequente em outras épocas.

O epíteto Magnus (transliterado: Magno), que significa, "O Grande", serve de cognome a um vasto nome de líderes políticos e religiosos da história, como por exemplo Carlos Magno, Alexandre Magno, Alberto Magno, Gregório Magno, Basílio Magno.

Segundo o IBGE, Magno 38.863 pessoas no Brasil (Nomes no Brasil, Censo 2010), o que faz dele o 282º nome masculino mais usado no país no período da pesquisa. A década de maior número de registros foi 1980, e o estado de maior frequência é Espírito Santo. Magnos é uma grafia que tem 855 registros e Magnus tem 1.242 pessoas.

Na lista da Arpen/SP, consta 11 registros de Magno no estado de São Paulo no ano passado, um número pequeno. Soma-se apenas 1 registro de Magnus.

Referências:

Magno, político romano, usurpador contra o imperador Massimino Trace;
Magno, político bizantino;
Magno di Anagni, bispo e santo italiano;
Magno di Oderzo, bispo e santo italiano;

Magno Decenzio, usurpador contra o imperador Costanzo II;
Magno Felice Ennodio, bispo, escritor e santo italiano;
Magno Massimo, usurpador do Império Romano;
Flavio Magno, político do Império Romano do Ocidente;

Flavio Magno Felice, alto funcionário do Império Romano do Ocidente;
Flavio Magno Magnenzio, usurpador do título imperial romano;
Magno Alves, jogador de futebol brasileiro;
Magno Magni, empresário italiano;

Magnus, filho de Ana da Dinamarca (1532-1585)
Magno Malta, deputado federal brasileiro.


Magnus foi o vampiro que transformou Lestat, um jovem ator vindo de uma família falida no livro O Vampiro Lestat, o segundo livro da série Crônicas Vampirescas, de Anne Rice.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário