terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Lígia




Lígia é a variante portuguesa de Ligeia, um nome feminino grego derivado de λιγυς (Ligys), que significa “de voz clara”, “estridente”, “melodioso”, “quase um assovio”, como era descrita a voz das sereias. Este era o nome de uma das sirenes na mitologia grega, e também tem conexões literárias, uma vez que foi usado por Edgar Allan Poe em sua história Ligeia (1838).

Outras fontes apontam que Lígia poderia ser uma adaptação do latim Eligius, que significa “escolher, selecionar, eleger”, o que faria de Lígia um nome significando “a escolhida”, “a eleita”. Qualquer um dos significados é bom, mas eu apostaria na variante grega.

Na mitologia, Ligeia, era uma das sereias, seres metade peixe e metade mulher, filhas do deus-rio Aqueloo e da musa Terpsícore. Existem várias versões para os nomes das sereias, sendo que em algumas dessas versões aparecem Telxiépia, Pisínoe, Aglaope, Parténope, Leucósia e Ligeia, e parece que o único que sobreviveu como nome próprio foi Lígia. Ela teria casado-se com um carpinteiro troiano, que teria morrido durante a Odisseia.

Outras variantes do nome são: Ligia (catalão), Ligja (esperanto), Ligeia (grego antigo), Lígia (português), Lygia (português brasileiro). Não é um nome que encontra muitas variações em outras línguas.

No Brasil, Lígia é o nome de 49.020 pessoas, a maioria registrada na década de 80 e mais frequentemente no estado de São Paulo. Já a grafia Lygia é o nome de 1.889 pessoas, só que mais frequentes na década de 30. Em termos de registros recentes, Lígia é um nome muito raro: Na Arpen/SP de 2015 (Abrangendo o estado de São Paulo), apenas 17 Lígia’s foram registradas, somadas à 16 Ligia sem acento, 3 Lygia e 1 Ligya.

Como pessoas notáveis podemos citar Lígia Cortez, atriz brasileira de teatro, cinema e televisão; Lígia Diniz, atriz brasileira; Lígia Fagundes Muniz, atriz brasileira; Lígia Maria Salgado Nóbrega, militante e ex-guerrilheira brasileira, que lutou contra a Ditadura Militar, morta na Chacina de Quintino; Lígia Mendes, apresentadora e atriz brasileira; Lygia Fagundes Telles, escritora brasileira; Lygia Bojunga, escritora brasileira; Lígia Lezama, autora e roteirista venezuelana.

Acredito que Lígia possa ser uma interessante alternativa à outros nomes mais populares que também iniciam com "L" e tem 5 letras, a exemplo de Laura, Luísa, Lívia. 


.


Nenhum comentário:

Postar um comentário