quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Lana

.


Lana, segundo o Nomes no Brasil, ferramenta do IBGE baseada no Censo 2010, é o nome de 18.596 pessoas, com maior frequência no Amapá e pico de nascimentos em 2000. Na lista da Arpen/SP de 2015 – que abrange somente o estado de São Paulo – foram 82 registros de Lana, somadas à 3 com a grafia Lanah.

Lana é um nome feminino, de uso em várias línguas, entre elas – russo, inglês, croata, sérvio, português – que tradicionalmente é um diminutivo de Alana (em inglês) ou de Svetlana (russo). No mundo de fala inglesa, foi popularizado pela atriz Lana Turner (1921-1995).

Caso você assume Lana como um diminutivo de ALana, o significado é “pedrinha” ou “bonita”, em bretão; No caso de preferir a hipótese que se origine de SvetLana, derivado do elemento eslavo “svet”, que significa “luz” ou “mundo”. O fato é que em italiano, Lana é a tradução literal para “”: isso mesmo, lã de ovelha. Em espanhol é grafado Laña, e a pronúncia é diferente.

Pessoalmente, gosto mais de pensar em Lana como “lã”, afinal, a lã é quentinha, confortável, aconchegante, fofa, usada para vestir as pessoas há milhares de anos. É um significado potencialmente melhor para mim. Adoro nomes com significados literais!

Apesar da etimologia incerta, Lana é um nome bastante apreciado pela sua beleza, suavidade e feminilidade. Atualmente, nomes curtos estão na moda e Lana se enquadra perfeitamente nessa característica, inclusive sendo apreciado em vários países do mundo.
Quanto à sua popularidade no mundo, podemos dizer que Lana é um nome bastante usado, conhecido e internacional, devido à sua presença nos rankings dos Estados Unidos, Canadá, Bélgica, Bósnia, Croácia, França, Holanda, Eslovênia, Suíça, bem posicionado, inclusive. Na Croácia por exemplo, ele é o primeiro colocado no ano de 2014.

Geograficamente, Lana é uma comuna na Itália, um município em Navarra, na Espanha e também um antigo reino do norte da Tailândia (grafado Lanna). Temos como referências Lana Bittencourt, cantora e atriz brasileira; Lana Del Rey, cantora americana; Lana Parilla, atriz americana; Lana Wachowski, cineasta americana; Lana Wood, atriz americana; Lana Clarkson, atriz e modelo americana; Lana Obad, modelo croata; Lana Vladi, modelo e apresentadora de TV russa;


Para quem é fã de séries, Lana Lang é uma personagem na série Smalville e também nos filmes Superman. Na série, é interpretada por Kristin Kreuk. E ainda, Lana Winters, uma personagem da série americana American Horror Story (interpretada por Sarah Paulson). 




.

7 comentários:

  1. Foi exatamente após assistir Smalville que passei a conhecer e gostar desse nome. E é quase certo que minha segunda filha terá esse nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha eu coloquei por causa dela do filme eu acho ela tão linda e o que eu acho engraçado é que a minha filha parece mestiça e o rosto com olho puxado parece sim um pouco kkkk a minha se chama Lana Sthefany!!!

      Excluir
  2. Amo o meu nome e passeia a amar mais ainda..Lana Mara

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito feliz por ter citado a Lana de Smallville pois foi justamente por ela que meus pais me deram esse nome. Obrigada, não esperava ver uma pesquisa tão completa, desde criança eu não conseguia achar nada muito claro sobre os significados e origens do meu nome, obrigada novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome também é Lana por causa da Lana de Smallville, acho isso incrível

      Excluir