sábado, 17 de dezembro de 2016

Laleska

.

Laleska é um nome que só tem significados apontados naqueles sites não confiáveis que misturam etimologia com numerologia, astrologia e coisas do gênero. Entretanto, uma pesquisa aprofundada trouxe esses resultados:

Lala em polonês é uma palavra que significa literalmente “boneca”, aliada à uma terminação eslava usual, -eska. Assim sendo, significaria “bonequinha”. Embora, no Google Tradutor, as vezes, traduza boneca em polonês como “Lalka”. Essa teoria pode fazer sentido quando percebemos que Valeska é o diminutivo germânico de Valéria.

Já em bósnio, Lala significa “tulipa”. É derivado via turco do persa لاله (Laleh). A terminação Laleska soa eslava, mas não há nenhuma ocorrência desse nome fora do Brasil. Uma observação possível é que também há o nome “Lale”, que também significa “tulipa” com a mesma raiz persa, e segundo consta, é um dos nomes mais populares no Irã. A flor da tulipa é uma flor muito elogiada por poetas persas, e tornou-se para eles um símbolo de declaração de amor, sendo que a rua mais bonita de Teerã, que é o centro da arte teatral, é chamada de “Lalezar”, ou seja, “rua das tulipas”.  

Pode ser uma estropiação de Valeska ou então, uma invenção para o personagem da novela Sonho Meu, uma garotinha perdida a quem um simpático vovô (Elias Gleizer) dá o nome de Laleska (interpretada pela Carolina Pavanelli).

Considerando que o vovô simpático interpretado por Elias Gleizer chama a menina de Laleska por não saber o nome verdadeiro dela, pode ser que realmente a palavra significa bonequinha; Outra evidência é que na novela, o personagem do Elias Gleizer chamava-se Sr. Mazurgsky (Tio Zé), que parece mesmo um sobrenome bastante polonês.

Então, temos três hipóteses: 1) Laleska pode ser um diminutivo de Lala traduzido como “boneca” em polonês; 2) Laleska pode ser um diminutivo de Lala como significando “tulipa” em bósnio; 3) Laleska pode ter sido simplesmente inventado juntando Lala com um diminutivo eslavo comum.

O que importa é que, de um modo ou de outro, 780 pessoas no Brasil se chamam Laleska, numa influência mais do que clara da novela, já que todinhas – todas mesmo – nasceram dentro da década de 90, e a novela Sonho Meu foi ao ar na década de 90 (mais precisamente entre 1993 e 1994). A maioria dos registros está em São Paulo, mas há Laleska’s em vários estados brasileiros.

Há também 1.191 pessoas com a grafia Lalesca, um aportuguesamento, todas dentro da década de 90 assim como Laleska com a diferença que a maior taxa de registros está em Goiás.

De qualquer maneira, Laleska me é um nome bem simpático. Embora ele esteja em desuso, na lista da Arpen/SP tem um registro de Laleska, uma pequena menina que nasceu com esse nome em um estado extremamente populoso e em um universo de milhares de nascimentos. É um nome raro, e tem uma terminação forte e demarcada.






.

26 comentários:

  1. Que lindo texto!Me senti mais especial do que nunca.Amo o meu nome
    Quando você diz que todas as Laleskas nasceram nos anos 90 se equivocou...
    Me chamo Laleska e nasci no ano de 2004!
    Mas com toda razão acertou o motivo do meu nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me senti muito especial tbm, pois me chamo Lalesca e nasci em 2001 na cidade de Porto Seguro na Bahia

      Excluir
  2. Mais uma Laleska aqui, de 1994... e ganhei esse nome por conta da novela, minha irmã que escolheu. Adorei o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha prima.tbm.escolheu por causa de uma novela antiga

      Excluir
    2. Eu sou laleska sou de 1995 não acostumo com meu nome acho horrível

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Laleska Caroline Las oliveira7 de outubro de 2023 às 13:41

      O meu tbm foi por causa da novela minha mãe q escolheu ela sempre me disse q significava boneca

      Excluir
  3. Até que enfim um post confiavel!! Amei

    ResponderExcluir
  4. Outra Laleska aqui. Amo meu nome. Me sinto mega especial com esse nominho. Nasci em 1995. Nome dado por conta da novela também. O significado de Laleska sempre será um enigma mas os porquês desse artigo são mais confiáveis que os outros exatamente pela sinceridade em admitir não saber e apresentar POSSIBILIDADES. AMEI. Ao escritor, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Aqui em Angola dificilmente se encontra uma laleska, todo o mundo me pergunta o significado. Então esta aí.

    ResponderExcluir
  6. BONEQUINHA QUE LINDO!! TAMBÉM ME CHAMO LALESKA NASCI EM 1999, TAMBÉM POR CONTA DA NOVELA MEU PAI COLOCOU ESSE NOME, SOU DO MARANHÃO !!!

    ResponderExcluir
  7. Amei ler esse texto, muito significativo e especial

    ResponderExcluir
  8. Laleskas são raras e eu tenho a minha :)

    ResponderExcluir
  9. Adorei esse texto me senti importante e viva,com um significado e fiquei muito feliz por ter bem mas pessoas com msm nome, sou LALESCA nasci 1994 janeiro, minha mãe me deu o nome devido a novela .

    ResponderExcluir
  10. Sou Lalesca,de Teixeira de Freitas BA,nasci em 1993,meu pai escolheu esse nome por causa da novela

    ResponderExcluir
  11. Laleska Fernanda Marques da Silva Lemos, Arapiraca Al. Amo meu nome, sou de 1994, e meus pais escolheram esse nome por conta da novela.

    ResponderExcluir
  12. O meu é Amanda Laleska, e sim sou de 94 e minha mãe colocou o nome por causa da novela kkkk

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é lalesca sou de 1997 amei!

    ResponderExcluir
  14. Agora estou me achando amei a história do meu nome, minha mãe colou meu nome Laleska por causa dessa novela ❤️😍

    ResponderExcluir
  15. Laleska christinny Ramos Rodrigues6 de junho de 2023 às 06:51

    Gosto do meu nome e amei significado minha Mãe escolheu meu nome da cabeça dela mesmo 🤣 ano 1995

    ResponderExcluir
  16. Perfeito muito bacana saber dessas coisas nasci em 95 também

    ResponderExcluir