segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Jiliana

.


Segundo a ferramenta Nomes no Brasil do IBGE (Censo 2010), Jiliana é o nome de 548 pessoas, sendo que a maior parte deles está no Rio de Janeiro. Os registros de Jiliana se deram entre 1970 e 2000, com destaque para a década de 90. Jillian tem 29 registros ao longo de todo esse tempo, enquanto Jiliana é o nome de 100 pessoas.

Jiliana é um aportuguesamento de Jilliana, que por si já é uma variante de Gilliana, uma elaboração medieval de Gillian, que é a forma feminina medieval de Julian (Juliano, em português). Assim, o significado vai ser um pouco sem graça, afinal, “barba aveludada” ou “filha de Júpiter” não é um significado tão potente.

Entretanto, considerando a popularidade exagerada de Juliana, que segundo o IBGE conta com mais de meio milhão de representantes no Brasil, Jiliana ou Jilliana pode ser uma boa alternativa, já que Jillian soa meio masculino para a língua portuguesa.

No filme Barbie Moda e Magia, Jilliana é o nome dado para o personagem de uma gatinha no núcleo “animal” do filme. Não encontrei pessoas famosas com esse nome, mas no facebook é possível encontrar várias, especialmente oriundas de países de língua inglesa.

Consigo ver um encanto nesse nome, e o acho inexplorado. Jiliane é uma variação possível no Brasil, que tem 408 pessoas segundo o IBGE. Todas as grafias possíveis encontradas na ferramenta Nomes no Brasil:


Nome
Quantidade de pessoas
Giliane
2.579 pessoas
Jiliana
548 pessoas
Jiliane
408 pessoas
Giliana
391 pessoas
Gilliane
195 pessoas
Gilliana
77 pessoas
Giliani
84 pessoas
*Nomes no Brasil (IBGE, Censo 2010)




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário