sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Inaiá

.

Inaiá, na maioria dos sites sobre significados que encontrei, é o mesmo que Indaiá, uma espécie de palmeira. Segundo o Guia de Nomes de Bebês, Inaiá é um nome feminino de origem tupi-guarani, do termo ina’ya, que inclusive, também da origem à Inajá e Inajara. 

Alguns sites também dão Inaiá como uma variante aportuguesada de Iemanjá, mas isso é etimologicamente incerto.

Há uma música intitulada Inaiá, do compositor Mário Pires:



Inaiá
Mário Pires
 
A índia
Mais bela que pude conhecer
Tão linda
Exemplo de um amanhecer

Se apaixonou
Por um amor
De outro lugar
Que veio para te buscar

Mas sem saber
Como e por que?
O que seu amor
Partindo te deixou

E ao ver o mar
A embarcação
Pobre Inaiá
Perdia o seu coração

Inaiá, Inaiá
Por amor sincero
No mar foi se jogar
Inaiá, Inaiá
Nas águas de porto
Sumiu no mar



No Brasil, segundo o Nomes no Brasil (IBGE, Censo 2010), há 744 pessoas chamadas Inaiá. A maioria esmagadora foi registrada na década de 90, com maior frequência no Rio de Janeiro. Há também 61 pessoas chamadas Ynaiá (São Paulo, década de 90), e 142 Inayá (RJ, 1990).

Na lista de 2015 da Arpen/SP – que abrange somente o estado de São Paulo – há um registro de Inaiah, sendo que a pronúncia é a mesma já que na cultura geral o “h” no final puxa acento, como em Mariah;

Na novela Amor à Vida, exibida pela Rede Globo em 2014, a atriz Raquel Villar interpretou uma personagem chamada Inaiá. Ela era uma enfermeira que enfrentava um drama à respeito de ser portadora do vírus HIV.


Inaiá é uma cantora e compositora brasileira. Filha do músico Hugo do Cavaquinho. Viveu alguns anos em Minas Gerais e mudou-se depois para o interior de São Paulo. Começou a cantar com seis anos de idade e, aos doze, começou a compor.




.

12 comentários:

  1. Conheço tb na cidade d sao paulo uma Inaiá Araújo, registrada em descada de 70, artista, periferica, poeta. Importante citei pois se citou sobre os poucos registros e uma em sao paulo citada. Está ai mais uma e uma mulher potente.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Dei a minha filha esse belo nome com a mesma escrita. Ela se chama Julia Inayá. Ela é de 2019 hoje com 1 ano e 3 meses

      Excluir
  3. Minha Filha irá se chamar Inaiá.. Ja te amo filha, antes mesmo de te ter em meu ventre ...

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Inaiama, nunca consegui achar a origem do meu nome. Acho que deve ser uma derivação de Inaiá 💙💙💙

    ResponderExcluir
  5. O também é inaiá, quando era criança não gostava pq era diferente.
    Hj vejo que ser diferente é bom, nem todos sabem pronunciar

    ResponderExcluir
  6. Minha filha se chamará Inayá, estou ansiosa para a chegada dela em outubro.

    ResponderExcluir

  7. Meu nome é Inaiá, sou de
    salvador. Meu pai que me deu esse nome, eu amo muito. o nome não é tão novo assim, pois nasci em 1958.

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Inayá e nasci em 1986. As pessoas têm muita dificuldade em lembrar e em pronunciá-lo. Quando estou aguardando em algum local que irão chamar pelo nome por exemplo e a pessoa já vem gaguejando, já me levanto pq sei que irá falar meu nome, na maioria das vezes sem acentuação, errando tbm a sílaba tônica. Quando criança e ainda hoje colocam apelidos, como Nhanhá, usado em tom pejorativo. Pensem muito bem antes de colocar esse nome em suas filhas.

    ResponderExcluir
  9. Minha filha se chama inajá e hoje tem 30 anos.

    ResponderExcluir