quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Iamana & Yamana




Iamana ou Yamana, é um nome de origem indígena, predominantemente feminino e que possivelmente, significa “Flauta”, provavelmente se referindo a um tipo de flauta comum em tribos indígenas, feita de bambu. Apesar da grafia mais usual ser Iamana, imagino e suponho que sendo o Y usado em muitas grafias de nomes e palavras indígenas, Yamana também seja correto. 

Escrever sobre nomes indígenas, às vezes, é desanimador. Você inicia a pesquisa, e em poucos minutos tem um significado e uma origem em mãos, mas não consegue avançar muito além disso. Além de ser, a ampla maioria raros, são difíceis de encontrar referências, e mesmo sites brasileiros sobre nomes exploram-os minimamente.

Iamana é um deles. Sabemos que, para todos os efeitos, é o nome dado às flautas feitas de bambu, aquelas flautas que artistas de descendência indígena de origem hispano-americana tocam tão lindamente. Se você não conhece, clique aqui.

Para mim, que adoro esse tipo de música, que é tocada aqui por artistas itinerantes que a cada pouco tempo visitam minha cidade, esse é um significado muito positivo. Só de pensar em Iamana, já consigo ouvir o som da flauta tocando “El Condor pasa”.


Acredito que esse nome seja facilmente aceitável aos ouvidos das pessoas, uma vez que inicia da mesma que Iasmim/ Yasmin ou Iara/ Yara. Além disso, há uma infinidade de nomes femininos terminados em –ana, o que o torna bem familiar. Além disso, sendo raríssimo e muito pouco conhecido, é uma garantia de exclusividade. 



.

2 comentários:

  1. Katu zane karuk "olá, boa tarde para todos'
    Sou Urutau José Guajajara, a língua do meu povo é o ze'egté 'língua verdadeira' do tronco Tupi, família tupi-Guarani, e na minha língua, flauta é /ti'am/.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo ao nosso blog, ficamos muito felizes pela sua participação. Há vários outros posts sobre nomes indígenas e contamos com a sua ajuda, pois os nomes indígenas são muito complicados de pesquisar, pela falta de fontes confiáveis!
      Obrigada e fique a vontade.

      Excluir