segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Elvis




... Presley. É impossível não associar o nome imediatamente ao grande ídolo do rock anos 60. E não é a toa: o nome veio à tona graças a Elvis Presley, que foi assim chamado depois do segundo nome de seu pai. A origem e etimologia do nome é desconhecida, no entanto, foram formuladas várias hipóteses sobre isso: pode ser um derivado de Alvis ou de Elwin, mas de uma forma mais plausível, possivelmente representa uma recuperação de um raro sobrenome inglês Elvis, que origina-se a partir de Elwes, por sua vez, vindo do nome Eloise.

Caso venha de Alvis, significa "todo sábio" em antigo nórdico. Na mitologia nórdica este era o nome de um anão que estava para se casar com Thrud, filha de Thor. Thor não estava satisfeito com isso por isso enganou Alvis, fazendo-lhe perguntas até que o sol transformou o anão em pedra;

Se vier de Elwin, é uma variante de Alvin, uma forma medieval de qualquer um desses nomes: Aelfwine ou Ealdwine, que significam “elfo amigo”.  

Além de tudo isso, Elvis tem uma grande semelhança gráfica e fonética com a palavra "elves", o plural de "elf", ou seja, "elfos", na língua inglesa. 

Deve-se notar que Elvis também é uma das maneiras de anglicizar o nome de Saint Ailbe, um discípulo de Saint Patrick, considerado o primeiro bispo de Emly, mas é bastante improvável que o nome do cantor, nascido nos Estados Unidos no século XIX, tenha alguma coisa a ver com essa figura.

Nos Estados Unidos, a última vez que ele aparece no ranking é em 2011, na 904ª posição. Evidentemente, em tempos anteriores ele foi mais popular, chegando a ficar na posição 312 no ano de 1957.

No Brasil, 25.117 pessoas são chamadas de Elvis. A maioria foi registrada na década de 90 – muito longe da época da fama de Elvis Presley, diga-se de passagem – e o estado com maior frequência é Mato Grosso do Sul. O mais inacreditável é que dessas mais de 25 pessoas, 198 são mulheres chamadas “Elvis”.

Elvis ainda tem fãs no Brasil. Na lista da Arpen/SP de 2015, há 22 registros desse nome.

Elvis Aaron Presley foi um famoso músico e ator norte-americano, mundialmente denominado como o Rei do Rock e com a alcunha de "Elvis, The PElvis", pela forma extravagante, mas ousada como dançava e se mexia, adquirida na década de 50. Além dele, temos outras referências notáveis pelo mundo:

Elvis Abbruscato , jogador de futebol italiano;
Elvis Bešlagić , jogador de hóquei no gelo e treinador de hóquei no gelo esloveno naturalizado alemão;
Elvis Brajković , jogador de futebol croata;
Elvis Costello , compositor, guitarrista e compositor britânico;
Elvis Crespo , cantor porto-riquenho;
Elvis Dumervil , jogador de futebol dos Estados Unidos;
Elvis Évora , jogador de basquete cabo-verdiano que é naturalizado americano;
Elvis Grbac , jogador de futebol dos Estados Unidos;
Elvis Kafoteka , jogador de futebol do Malauí;
Elvis Manuel , cantor cubano;
Elvis Perkins , compositor;
Elvis Rolle , jogador de basquetebol das Bahamas;

Elvis Tsui , ator chinês;



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário