quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Berenice

.

Berenice é a forma latinizada de Βερενικη (Berenike), a forma macedônica do nome grego Φερενικη (Pherenike), o que significa "trazer a vitória" do elemento grego φερω (phero) "para trazer" e νικη (Nike) "vitória". Esse nome foi comum entre a família de Ptolomeu, governante do Egito, dinastia que era originalmente macedônica. 

Ele ocorre brevemente em Atos, no Novo Testamento (na maioria das bíblias inglesas é traduzido como Bernice) pertencendo a uma irmã do Rei Herodes Agripa II. Como um nome inglês, Berenice entrou em uso após a Reforma Protestante.

Variantes: Veronica (Inglês), Veronica (italiano), Berenike, Pherenike (em grego antigo)

Outras línguas: Bernice (Bíblico), Bernike (grego bíblico), Bernice (Bíblico Latina), Veronika (búlgaro), Veronika (croata), Veronika (Checo), Veronika (dinamarquês), Berenice, Véronique (francês), Veronika (Alemão ), Veronika (húngaro), Veronica (Late Roman), Veronika (letão), Veronika (lituano), Veronika (macedônio), Veronika (norueguês), Weronika, Wera (polonês), Verônica (Português), Veronica (romeno), Veronika, Nika (russo), Veronika (eslovaco), Veronika (esloveno), Weronika (sérvio), Verónica (espanhol), Veronika (sueco)

Berenice não anda lá muito popular pelo mundo afora. Ele aparece no ranking francês, mas sua última aparição foi em 2009, já na 267ª posição. Tudo indica que ele foi mais popular antes de 2000, mas é nesse ano que os dados começaram a ser divulgados quando aos nascimentos na França. 

Já nos Estados Unidos, a última aparição foi em 2003 no 857º lugar, ou seja, lá no fim da lista. Berenice ficou dentro do top 100 norte-americano de 1991 a 2003.

No Brasil, segundo o Nomes no Brasil (IBGE, Censo 2010), Berenice é o nome de 24.253 pessoas, dentro de todo o território brasileiro num período que compreende nascimentos desde antes da década 30 até os anos 2000. O estado onde Berenice é mais frequente é o Rio Grande do Sul, e a década na qual nasceram mais mulheres com esse nome foi a década de 60. Nos anos 2000, pouco mais de 300 pessoas receberam o nome Berenice em todo o país.


Referências:


Berenice de Rodes (ou Callipatera, do século V aC), filha de Diagoras de Rodes
Berenice, rainha selêucida
Berenice I, esposa do faraó Ptolomeu I.
Berenice II, filha de Magas, rei de Cirene e terceira esposa do faraó Ptolomeu III.
Berenice III, também conhecido como Cleópatra Berenice, rainha do Egito com seu marido Ptolomeu X Alexander I.
Berenice IV, filha de Ptolomeu XII e Cleópatra V.
Berenice, mãe de Agripa I.

Berenice de Cilícia, filha de Herodes Agripa I, rei da Ituréia (Cilícia), que se apaixonou a Tito.Berenice Imperador Rhodes (ou Callipatera, do século V aC), filha de Diagoras de Rodes




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário