sábado, 31 de dezembro de 2016

Aristodemos

.

Aristodemo deriva dos elementos gregos “aristos” (o melhor) e “demos” (o povo), assim pode ser interpretado como “povo melhor”, “o melhor do povo”. Na lenda grega, esse foi o nome de um dos descendentes de Hércules. Ele morreu com um raio ao se recusar a consultar o Oráculo de Delfos.

Na mitologia grega, Aristodemos era um filho de Aristomaco e irmão de Temeno e Cresfontes. Ele era um Heráclida, trisneto de Héracles (Hércules) e ajudou a liderar o quinto e final ataque a Micenas no Peloponeso.

Como variantes temos Aristodemos (grego) e Aristodemus (latim). Não é um nome muito utilizado, eu arriscaria dizer, há séculos, de modo que no Brasil tem apenas 27 pessoas com esse nome, segundo o “Nomes no Brasil” (IBGE), e nenhum registro consta nas listas mais recentes (Arpen/SP).

O único nome parecido que eu simpatizo nessa linha é Aristeu, mas temos vários outros dentro da onomástica grega que tem o mesmo elemento (aristos), como Aristóteles, Aristides, por exemplo. O termo “demos” está na raiz etimológica da palavra “democracia”.

Referências:

Aristodemo, na mitologia grega, um dos Heráclidas
Aristodemo (Messênia), líder dos messênios que se opôs a Esparta durante as Guerras Messênias
Aristodemo de Esparta, guerreiro espartano que participou da batalha das Termópilas
Aristodemo (tirano de Megalópolis), que derrotou um exército espartano comandado por Acrótato I
Aristodemo (filósofo pré-socrático)



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário