sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Arístocles

.

O nome Arístocles deriva do grego Αριστοκλης (Aristokles) sendo composto por αριστος (aristos, que significa "melhor") e  κλεος (kleos, "glória"), deste modo podemos interpretar que significa “a melhor glória”. Ambos os elementos são comuns na onomástica grega, já que “aristos” se encontra em Aristófano, Aristóteles, Aristeu e Aristides, e “kleos” em Cléo, Clio, Cleópatra, Patroclo, Péricles, Temístocles, Tecla e Hércules.

Na Grécia Antiga, temos duas referências importantes: A primeira é que Arístocles é o nome verdadeiro do filósofo Platão. E a segunda é Arístocles di Messene, filósofo grego antigo. A variante italiana é Aristocle, Aristokles no grego e em latim temos Aristocles.

Como não encontrei nada no Nomes no Brasil (IBGE) suponho que Arístocles tenha menos de 20 registros no Brasil, ou talvez não tenha nenhum mesmo, abrangendo todo o tempo desde a década de 30 até os anos 2000. Nas listas recentes também não há nada.

É um nome que ficou preso nos livros de Filosofia, lá na Grécia Antiga, sem maiores difusões no nosso tempo. Ele tem uma sonoridade um pouco característica e por muitos pode ser considerado pesado. Não se trata de dizer que Arístocles é um nome denso e grosseiro, mas que não se adequa no momento aos padrões de gosto estético e fonético para nomes entre brasileiros.

O que é uma pena, já que o significado do nome e as fontes históricas, assim como conexões filosóficas com a Grécia Antiga são bem atraentes, pelo menos para mim. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário