quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Aristarco



Aristarco é a forma espanhola, portuguesa e italiana de Aristarchos, um nome de origem grega, composto pelos elementos “aristo” (melhor, nobre) e “archein” (comando, governo), ou seja, significa “melhor comandante”, “governo nobre”, sendo esse nome possuidor da mesma raiz etimológica que a palavra “aristocracia” (Sociedade politicamente organizada, cujo controle estatal é privativo de uma camada social privilegiada).

É um nome de inspiração clássica e literária, retirado do grego Aristarco de Samos, matemático e astrônomo, um dos primeiros defensores de que a Terra gira em torno do Sol. Em pequena parte, expandiu-se pelo mundo cristão – moderadamente – em honra ao culto de Santo Aristarco, um bispo e mártir de Tessalônia.

É um nome de uso muito pequeno no Brasil, e bem pouco apreciado nos dias atuais. Segundo o Nomes no Brasil, do IBGE, apenas 101 pessoas se chamam Aristarco em todo o Brasil, considerando nascimentos desde a década de 30 até os anos 2000: um índice mínimo. Outra informação importante é que dentre essas 101 pessoas, a maioria concentra-se no estado de São Paulo.

Aristarka, Aristarko (basco), Aristarc (catalão), Aristarh (croata), Aristarque (francês), Aristarchos (grego antigo), Arystarch (polonês), Arisztarkhosz (húngaro)

Referências:

Aristarco de Atenas , oligarca ateniense;
Aristarco de Samos , filósofo e astrônomo;
Aristarco da Samotrácia , gramático grego;
Aristarco de Tessalônica , um discípulo de São Paulo;
Aristarco de Tessalônica - seguidor de Paulo de Tarso e considerado o primeiro bispo de Tessalônica, depois canonizado santo.

Guido Aristarco - roteirista italiano e crítico de cinema;



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário