terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Argo, Argus & Argos

.

Argo é o nome do barco usado por Jasão e os Argonautas. Na ficção moderna, era o nome do cavalo usado por Xena na série de televisão homônima. O nome do navio originou-se do gregoargyros”, que significa “prata”. O nome do navio também é parecido com Argos ou Argus, um nome próprio grego, derivado da Antiga Grécia, do grego “argos”, que significa “brilhante, resplandecente”.

É um nome de tradição clássica, já que está relacionado à mitologia grega, em mais de um caso. Entre os personagens que o levaram vale a pena lembrar Argos, o cão de Ulisses, Argus Panoptes, o gigante com cem olhos, e Argos de Thespis, construtor do navio Argo, de modo que daí tiraram o nome “argonautas”.

Existem duas localidades pelo menos com o nome de Argos, uma na Grécia e outra em Indiana, EUA. Assim como Argo é o nome de uma localidade no Alabama, e a nomenclatura escolhida (muito criativo, #sqn) para várias e várias embarcações náuticas ao longo do tempo.

O navio Argo também nomeou uma constelação. Argo Navis, o Navio dos Argonautas, era uma grande constelação de céu austral que representava "Argo", o navio utilizado pelos argonautas em suas viagens.

Do “mundo real”, podemos citar duas referências, que são Argo Aadli, ator estoniano e Argo Secundari, anarquista italiano.

Esse foi o nome escolhido por J.K Rowling para um dos seus personagens menores em Harry Potter: Argus Filch é zelador e funcionário da Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts. Ele é um bruxo abortado e por isso não possui poderes.

Sempre achei as escolhas de J.K para seus personagens fantásticas. Não acho que Argo, Argos ou Argus são nomes muito utilizados hoje em dia, ou talvez, nunca foram, mas adoraria ver pessoas “reais” chamadas assim. E elas existem:


No Nomes no Brasil (IBGE), os dados confirmam a existência de 180 pessoas chamadas “Argos”, a maioria delas vivendo no RS e nascidas em torno da década de 80. Por outro lado, 99 pessoas se chamam Argus, vivem em sua maioria em São Paulo, e foram todas registradas dentro do intervalo entre a década de 80 e 90. Não há registros de Argo




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário