segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Archibald & Arquibaldo



Arquibaldo é a forma portuguesa de Archibald, que vem do nome germânico Erchanbald, composto pelos elementos “Ercan” (leal, genuíno, verdadeiro), e “bald” (coragem). O primeiro elemento foi alterado por influência dos nomes gregos começando com o elemento grego “archos”, que significa “mestre, governante”.

Se tornou um nome muito comum na Escócia na Idade Média, e na Inglaterra, substituiu o já existente Eorcanbeald, um antigo nome anglo-saxão. O apelido Archie se tornou uma gíria militar britânica indicando um anti-aéreo alemão, derivado das piadas dos pilotos britânicos. Em sentido geral, o nome pode ser interpretado como “sincero e forte”.

Variantes: Archibald, Archie (inglês), Archembald, Ercanbald (germânico antigo), Arcibaldo, Archibaldo, Arcimbaldo, Archimbaldo (italiano), Archinbaud (francês), Arcambald, Arcambold, Ercanbald, Erchabald, Archembald, Archenbald (germânico), Archibaldus (latim).

Arquibaldo é o nome de 153 pessoas no Brasil, sendo que o estado onde ele é mais frequente é Sergipe e o auge de registros foi na década de 60.

Nos Estados Unidos, a última vez que ele apareceu no ranking, na grafia Archibald, foi em 1925, na 834ª posição. Na Inglaterra, sua última aparição foi em 2013, em 451º lugar. Por último, no Canadá, no ano de 1931, na 84ª posição.


Não é um nome em uso nos dias de hoje, considerado pesado e ultrapassado. Arquibaldo não se encaixa nos nomes que encontramos em berçários, e apesar da sonoridade desequilibrada e forte além da medida, é um nome com um significado legal. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário