quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Archana




Archana significa “honrar, elogiar”, em sânscrito. Este é o nome de um ritual hindu e um nome feminino bastante comum na Índia. Apesar da tentação em pronunciar “Arcana”, a pronúncia correta é com som de “x” mesmo.

Não é fácil explicar o conceito hindu de “Archana”, e por isso recorremos à explicações já desenvolvidas:

Archana, a adoração ao Senhor em Sua forma de Deidade, pode ser um conceito estranho para pessoas que cresceram no Ocidente. Embora algumas correntes de adoração a Deidades possam ser encontradas no catolicismo e nas igrejas ortodoxas, a maioria dos ocidentais desconfia quando um tratamento reverencial é oferecido a “objetos”, porque Deus é espírito e não pode estar contido dentro de mármore ou metal. Frequentemente, quando visitantes vêm ao templo ver as Deidades, buscam palavras, chamando-as de “bonecos” ou “estátuas”, relutando em reconhecer qualquer divindade em forma física. A prática de adoração à Deidade, bastante conhecida até mesmo pelo mais simples chefe de família indiano, contribui para que o ocidental tenha a percepção da consciência de Krishna como um culto. (Volta ao Supremo)

Este nome pode ser uma boa alternativa para quem busca um nome indiano, especialmente para aquelas pessoas que já tem alguma relação com a Índia ou com as práticas hinduístas.


Archana "Archie" Panjabi (Londres, 31 de maio de 1972) é uma atriz britânica que atualmente interpreta a personagem Kalinda Sharma na série The Good Wife. Além dessa, podemos citar Archana Nair, modelo americana; Archana Nayak, política indiana; Archana Udupa, cantora indiana; Veda Sastry ou então Archana, atriz indiana. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário