segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Arcádio

.

Arcárdio é a forma portuguesa do nome grego clássico Arkadios, que era usado na Grécia Antiga e teve sua grafia adaptada para os dias modernos, significando “da Arcádia” (nativo da Arcádia), sendo que a Arcádia a que se refere era uma região na Grécia, sendo que o nome dessa região deriva de Arktos, ou seja, “urso”. Este foi o nome de um santo no século e mártir do século III.

Há a variante mais internacionalizada sem acento (Arcadio), e as outras grafias Arkadiusz (polonês), Arkadi, Arkadiy e Arkady (russo). Em italiano, consta também as variantes Arcade e Arcadione

No Brasil, segundo a ferramenta “Nomes no Brasil” (IBGE), há 107 pessoas do sexo masculino chamados Arcádio, registrados nas décadas de 50 a 70, e depois desapareceram os registros. Segundo a plataforma, a maioria está no Rio Grande do Sul há registros de Arcádio. Nas listas recentes, não há registros desse nome.

Imagino que muitas pessoas pensariam logo na palavra "arcaico", que significa algo que pertence ou que evoca tempos antigos, anteriores à cultura atual ou à civilização atual. Sempre ouvimos falar da expressão "bicho arcaide" de forma pejorativa, de alguém que deu uma mancada ou falou algo cretino. Entretanto, essa palavra se originou da palavra "alcaide", que em espanhol quer dizer "prefeito", e com as adaptações e regionalismos posteriores, resultou em arcaide. 


Algumas referências:

Flavio Arcadio foi um imperador bizantino;
Arcadio II di Cipro – bispo do Chipre;

Arcadio di Mauritania - santo romano;



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário