domingo, 18 de dezembro de 2016

Aras




Aras é um nome masculino, de uso na Lituânia, e que significa “águia” em lituano. Aqui no Brasil não é um nome muito celebrado, talvez por lembrar “haras”, o sítio ou fazenda consagrados à criação, ao aprimoramento da raça e ao treinamento de cavalos de corrida.

Aras, como sendo uma palavra lituana para “águia”, é encontrada em canções folclóricas antigas e lendas, da Lituânia. Na cultura antiga da Lituânia pagã, a água era o pássaro dos guerreiros e soldados, assim aos portadores do nome era suposto associar o significado, de uma personalidade orgulhosa, forte e valente. Não só na Lituânia, mas para uma boa quantidade de povos, a águia carrega uma simbologia interessante e cheia de misticismo.

Por esse motivo, provavelmente, o nome não tem representantes nem no Nomes no Brasil (IBGE) nem nas listas da Arpen/SP. Não é fácil portanto, de encontrar referências sobre esse nome.

Aras é um nome, a meu ver, original e interessante, e perfeitamente adaptável à língua portuguesa, que tem um significado lindo com potencial, relacionado à natureza.


Na Turquia, Aras entrou no ranking dos nomes masculinos mais usados em 2011, e em 2014 já estava na 60ª posição. Já na Holanda, Aras atingiu o 429º lugar em 2014. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário