domingo, 4 de dezembro de 2016

Anselmo

.

Anselmo é um nome próprio masculino, que deriva do germânico antigo Ansehelm, composto dos termos “ans” (Deus) e “helm”. (elmo), sendo interpretado vários significados como “elmo de Deus”, “proteção de Deus”, “que tem um elmo divino”, e assim por diante. O nome chegou na Inglaterra através de Anselmo de Canterbury, mas hoje é muito raro.
Referências incluem, além de Anselmo de Canterbury (teólogo, filosofo e arcebispo católico), Anselmo IV, arcebispo católico italiano, Anselmo de Campione, escultor italiano; Anselmo de Lucca, cardeal, bispo e santo italiano; Anselmo Balleser, pintor italiano; Anselmo Bucci, pintor e escritor italiano; Anselmo Moraes, jogador de futebol brasileiro;
Variações do italiano incluem Anselmino, Selmo e Selmino, e as formas femininas, Anselma, Anselmina e talvez, Selma. Em outras línguas temos Anselmi e Anssi (finlandês), Anselm (inglês), Anselme (francês), Anselmus (latim).
Segundo a ferramenta “Nomes no Brasil”, lançada pelo IBGE, Anselmo é o nome de 19.079 pessoas, representando 0,01% da população brasileira, ou seja, 469º mais popular. O estado do Brasil onde se encontram mais Anselmos é em Sergipe, e o auge de registros do nome no Brasil foi na década de 80.
Na lista da Arpen/SP de 2015, há apenas 4 registros do nome Anselmo. Ou seja, é um nome que já não tem muita difusão no Brasil, dado o seu uso em outras décadas.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário