quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Willow

.
Willow é um nome literal na língua inglesa, assim podendo ser considerado dentro da categoria hippie em outras línguas. Willow é, propriamente, o nome em inglês do salgueiro, em última análise derivado do inglês antigo “welig”. Simbolicamente, na mitologia romana, o salgueiro era uma árvore consagrada à deusa Juno e tinha propriedades para deter qualquer hemorragia e evitar o aborto.

Na China, era símbolo da imortalidade porque cresce ainda que seja plantada ao contrário. Ainda hoje, na China, decoram-se as portas das casas com folhas de salgueiro, durante o solstício de verão.

Já na Bíblia é mencionada como uma árvore ribeirinha (Salmos 137), o salgueiro sempre teve um impacto nas culturas que cresceram em zonas com mata ripícola. Tem grande importância nos rituais judeus da festa das cabanas (Sukkot). De acordo com a lei bíblica (Lev. 23:40), cada judeu tem que juntar quatro espécies da natureza, amarrá-las juntas e abençoá-las. O salgueiro é uma delas. O salgueiro, de acordo com a lei oral do judaísmo, não tem nem cheiro nem gosto e simboliza as pessoas ignorantes e pecadoras do povo de Israel.

Nos Estados Unidos, assim como em outros países onde o ranking anual menciona Willow, seu uso é bastante moderno, aparecendo dentro do top 1000 somente a partir de 1998. Entretanto, em 1998 ele está numa modesta 851ª posição, enquanto em 2015 aparece na 111ª posição, o que mostra que Willow vem galgando posições ano à ano.

Na Escócia, ele aparece em 87º lugar em 2014; Willow é o 74º colocado na Irlanda do Norte em 2014; Na Nova Zelândia ele é ainda mais popular, e esteve no 28º lugar em 2014, subindo nada menos que 55 posições em 5 anos;

Na Inglaterra, Willow está presente no ranking desde 1999, e em 2014 fechou na 51ª posição, subindo 447 posições em 15 anos. O nome ainda está presente no Canadá (95º lugar em 2014) e na Austrália (35º lugar em 2014).

É importante salientar que em todos esses países Willow é um nome única e exclusivamente feminino. O que pensariam as pessoas desses países ao saber que no Brasil há 87 pessoas chamadas Willow (de acordo com o IBGE, Nomes no Brasil), mas são todos HOMENS. Sim, todos os 87 Willow’s que temos no Brasil são do sexo masculino, a maioria nascidos na década de 90.

Salgueiro-chorão
Árvore de Salgueiro, em inglês,
 Willow Tree
Não me parece tão absurdo se pensarmos que uma pessoa que ouve o nome Willow, mas não conhece sua origem ou seu uso internacional, realmente pensa que a sonoridade e a pronúncia são mais masculinas que femininas, considerando sua terminação. Entretanto, em pleno mundo globalizado, isso é inadmissível.

Fico imaginando que esse pequeno detalhe ocorreu por causa do filme “Willow na terra da magia”, de 1987, onde Willow Ufgood é um anão e aprendiz de mágico do sexo masculino, que trava lutas para salvar um bebê (que mais tarde será princesa) das mãos de uma rainha terrível. Sendo o personagem principal um homem chamado Willow, as pessoas racionalizaram que seria um nome para meninos.

Willow Camille Reign Smith é uma atriz e cantora estadunidense, filha dos atores Will Smith e Jada Pinkett Smith e irmã de Jaden Smith e Trey Smith.






.

Um comentário:

  1. Meu irmão chama Willou, exatamente por causa do filme, pq o meu pai é anão.

    ResponderExcluir