domingo, 20 de novembro de 2016

Lisandra

.





Lisandra é a forma portuguesa de Lysandra, um nome feminino de tradição clássica, derivado do grego antigo, sendo a forma feminina de Lysandros, este por sua vez, derivado dos termos λυσις (lysis), que significa “libertar, libertação” combinado com o termo ανηρ (aner), que significa “homem”, através do genitivo “andros”. 


O significado é interpretado de formas distintas, como “aquele que liberta o homem”, “libertação dos homens”, “libertação humana” ou simplesmente “libertadora”. Mais raramente, é designado o significado de “homem livre”. Todos eles tem um fundo de verdade a partir da combinação dos elementos. 


O significado é bastante interessante, e a sonoridade do nome também é muito bonita. Na verdade, considero o melhor nome terminado com “andra” depois de Alexandra. E também é um nome de Rainha: Lisandra, filha de Ptolomeu I Sóter, casou-se com o Rei Alexandre V da Macedônia, e foi sua rainha de 295 a.C. - 294 a.C. Essa terminação de nomes era bem comum entre gregos e macedônicos, visto que há Leandro, Cassandra, Alexandra, Lisandra, etc. 


Além de ser nome de rainha, também é nome de borboleta: Lysandra foi o nome dado à um gênero de borboleta na família Lycaenidae.


Borboleta Lysandra



Se você está querendo uma grafia mais tradicional portuguesa, então opte por Lisandra, caso contrário, se você prima pela internacionalidade do nome e compreensão em diversas línguas, talvez Lysandra fosse melhor, embora me incomode um pouco o uso do “y” nesse nome.


No Brasil, são 10.524 pessoas chamadas Lisandra ao longo do período pesquisado pelo IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), que vai mais ou menos desde antes de 1930 até o ano de 2010, considerando pessoas vivas no momento do Censo. Isso faz de Lisandra o 883º nome feminino mais usado no Brasil durante esse período de quase um século.


Esse também é, aparentemente, um nome tipicamente gaúcho. Do total de Lisandra’s existentes, 2.553 nasceram no Rio Grande do Sul. Em outros estados elas são mais esparsas, e o local onde é originalíssimo se chamar Lisandra é em Roraima, onde são apenas 30 mulheres com esse nome. A maioria das Lisandra’s nasceram nos anos 90, na verdade, dentro da década de 1990, nasceram 3.880 delas. 


Outras grafias também são aplicadas no Brasil. Lysandra, por exemplo, é o nome de 115 pessoas no Brasil dentro do período da pesquisa. Lizandra, com ‘z’ também é bem expressivo, com 7.998 pessoas – sendo que se o IBGE tivesse somado as grafias, o nome estaria bem melhor posicionado no ranking dos mais usados – sendo que também a maioria são gaúchas e nasceram nos anos 90. 


A língua portuguesa também proporcionou uma mistura de Lisandra com Elisa, visto que se formou ELisandra ou Elizandra:


ELisandra é ainda mais usado que Lisandra, sendo o nome de 20.402 pessoas, o que faz dele o 575º nome feminino mais usado no Brasil. Já Elizandra é o nome de 16.631 pessoas, sendo que constitui-se no 658º nome mais usado no Brasil. A maior frequência de ambos é do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Outras grafias encontradas são: Alisandra, Alizandra, Elysandra, Elyzandra, Helisandra, Helizandra, Ilisandra, Ilizandra, Lyzandra, Lissandra, Elissandra, etc. e é precisamente aí que o nome começa a perder um pouco do brilho, com as inúmeras grafias criadas a partir dele, que não são legitimas, nem tampouco bonitas. 


Na lista da Arpen/SP de 2015 comprova-se o quanto Lisandra e suas derivações caíram em termos de registros: Lizandra (7), Lisandra (3), Elisandra (1), Elizandra (1), Ellysandra (1), Lyzandra (1), Lissandra (1); Mesmo somados, são pouquíssimos registros. Tambem na lista da Social Security dos Estados Unidos, de 2015, Lysandra teve apenas 6 registros (somados à mais 9 da grafia Alysandra). 




Lisandra Souto.
Uma portadora famosa do nome é a atriz brasileira Lisandra Souto, sendo que seu último papel foi como Amália, mãe de Josué, na novela Os 10 Mandamentos, da Rede Record. Tambem é usado como sobrenome, aparentemente, como no caso de Maria Isabel de Lizandra, outra atriz brasileira. Podemos citar ainda Lisandra Guerra, ciclista cubana, Lisandra Parede, atriz brasileira que interpretou Maria Cecília na segunda versão de Chiquititas (2013) e em outra grafia, Elissandra Cavalcanti (Nenê), ex-jogadora de futebol brasileira, e ainda, Lisandra Espinosa Zamora, uma jogadora da equipe cubana de handebol.








.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante do conteúdo, obrigada por compartilhar todas essas informações... e a propósito meu nome é Lisandra por causa da atriz Lisandra Souto, inicialmente minha mãe queria botar meu nome de Sandra mas, graças a Deus ela optou pelo da atriz ajajajja. No post diz ser aparentemente um nome tipicamente gaúcho, apesar disso eu sendo gaúcha na minha cidade só conheci duas Lisandra's, uma quando eu estava no primeiro ano do fundamental e a guria no terceiro do médio e outra quando eu estava no dentista(porém só ouvi o nome dela, nem vi quem era ajjajaj) e só mais uma observação é que eu fiz todo o colegial na msm escola e nesse tempo que eu estudei(os 9 anos do fundamental + os 3 do ens.médio) nunca nenhuma outra Lisandra estudou lá. E depois dizem que esse nome é um nome popular...

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante este conteúdo! O meu nome foi escolhido por meu Pai, minha mãe queria Elisângela, meu Pai Lizandra, sempre nos contou que queria registrar como o da atriz Maria Isabel de Lizandra, e como ficaria um nome muito comprido, preferiu Lizandra, eu agradeço porque amo meu nome, sou paranaense e minha Vó paterna é gaúcha.

    ResponderExcluir
  4. Acho lindo,coloquei na minha filha,mas ela não está mas entre nós,foi pro céu com 15 anos.

    ResponderExcluir