quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Kamal

.


Kamal é um nome essencialmente masculino, que pode ter duas origens: a primeira é árabe, onde significa “perfeição” e tem a variante Kemal, em turco. Ou também pode ser considerado de origem indiana, uma transcrição moderna do nome masculino Kamala, que significa “lótus” ou então “vermelho pálido” em sânscrito. Nesse caso, é usado também no feminino.

Kamala também significa “horrível” em finlandês, mas isso não tem nada a ver com a origem e história etimológica do nome. É problemático apenas se o portador do nome for morar na Finlândia.

Kamal é o nome de um dos Krittikas, no épico hindu Mahabharata, e também é um outro nome das deusas hindus Lakshmi e Durga.

A julgar pelas referências várias encontradas, esse nome é muito popular no mundo oriental, sendo disseminado para além dos países árabes ou da Índia. Há inclusive um cineasta italiano chamado Kamal Tabrizi.

No Brasil, são 118 pessoas com o nome Kamal, registradas de 1960 a 1980, a maioria do Paraná. Desses 118, duas são mulheres. Na lista da Arpen/SP de 2015 foram 2 registros de Kamal.

Referências:

Kamal Johnson, jogador de futebol notável
Kamal Bahamdan, medalhista olímpico em hipismo.
Kamal Amin , artista egípcio

Kamal Khan é um personagem fictício e principal antagonista de James Bond no filme 007 contra Octopussy (1983), décimo-terceiro filme da franquia.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário