sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Ismael

.



Ismael é a forma espanhola e portuguesa de Ishmael. Esta é a forma usada em traduções do Velho Testamento em grego. Ishmael origina-se do hebraico יִשְׁמָעֵאל (Yishma'el) e quer dizer “Deus ouve” ou “Deus escutou”, composto dos elementos Yishma (ouvir) e “El” (deus). O significado religioso é interpretativo, sugerindo que "uma criança assim chamada foi considerada como cumprimento de uma promessa divina”.

No Antigo Testamento, esse é o nome de um filho de Abraão, que é o ancestral tradicional dos povos árabes. Também no Antigo Testamento é o nome de um homem que assassina Gedalias, governador de Judá. O autor Herman Melville, usou esse nome para o narrador de seu romance Moby-Dick (1851).

Em outras línguas temos as seguintes versões: Esmail, Ismail, Ismail (árabe), Ismael (bíblico), Yishma'el (hebraico bíblico), Ismael (Bíblico Latina), Ismo (finlandês), Esmail (persa), Ismail (turco), Ismaele (italiano). A versão em italiano, Ismaele, pode ser facilmente confundida com nome feminino na língua portuguesa, inclusive em SP no ano passado, registrou-se uma Ismaely.

Se você gosta de nomes internacionais, esse é perfeito. Ele está presente em vários rankings de países de fala espanhola, inglesa e francesa, e mesmo assim, aqui no Brasil, para a geração que atualmente nasce, é um nome incomum. Sua popularidade pelo mundo está assim delineada:

EUA – em 2015, 401º lugar (aparece pela primeira vez no ranking em 1928 e se mantem desde então)
Espanha – em 2014, 66º lugar (em 2002 já esteve no 31º lugar, tendo caído em popularidade)
Portugal – em 2014, 93º lugar.
Galícia – em 2009, 47º lugar
França – em 2010, 97º lugar
Catalunha – em 2013, 76º lugar.

No Brasil, segundo o Nomes no Brasil do IBGE, Ismael é o nome de 78.951 pessoas, dando à esse nome o status de 163º no ranking geral de nomes mais usados. Ele sempre teve um uso moderado, desde a década de 30 (quando o levantamento do IBGE começa), depois subiu bastante após a década de 70 e teve um pico de registros na década de 90, caindo consideravelmente nos anos 2000. O estado onde é mais fácil encontrar Ismael é no Piauí.

Já nas listas recentes, Ismael aparece na lista da Arpen/SP de 2015 (que abrange somente o estado de São Paulo) com 117 registros. No ano anterior, tinham sido 119.


Como pessoas notáveis com esse nome podemos citar Ismael Montes, político boliviano e presidente do seu país; Ismael Nery, um pintor brasileiro de influência surrealista; Ismael Silva, um cantor e compositor brasileiro. 




.

2 comentários: