terça-feira, 1 de novembro de 2016

Elnora

.

Elnora é uma forma contraída de Eleonora. Este por sua vez, deriva do provençal Aliénor ou Ailenor, cuja origem é bastante dúbia. Uma teoria diz que se atribuiu à Eleonor de Aquitânia o nome de batismo Aenor (ou Anor) que é provavelmente uma latinização de um nome germânico de origem ignorada, portando sendo igual à sua mãe, Aenor de Châtellerault. Secundo a teoria, o povo provençal começou a chamar a filha de “alia Aenor”, ou seja, “a outra Aenor”, para distingui-la de sua mãe. Assim, “alia Aenor” teria originado algo parecido com Alienora e depois Eleonora.

Porém, esse argumento é contrariado pela presença de outras mulheres com esse nome antes de Eleonor de Aquitânia, como Eleanor de Blois, nascida vinte anos antes, para a qual não razões para duvidar que ela realmente tenha sido nomeada assim. O fato é que ambos os nomes teriam sido usados alternadamente na Idade Média. Em qualquer caso, é possível que o jogo de palavras “alia Aenor” tenha sido usado propositadamente pelos pais de Eleonor de Aquitânia, embora não constitua sua real etimologia.

Teorias alternativas sugerem que Aliénor não seria variante de Aenor, mas sim, uma forma provençal de Helena, mas a distância entre os nomes torna-o difícil de comprovar. Se espalharam ao longo do tempo outras hipóteses que se relacionam com os nomes de origem grega Hélio ou Selene, ou então o elemento grego “eleos”, que significa “compaixão”, “compassiva”.

Outros ainda conseguiram puxar étimos do hebraico, dizendo que Eleonora seria a derivação de palavras hebraicas “El” (deus) e nur (Light), com significado “Deus é minha luz”.

Possivelmente, nunca chegaremos a saber a real origem e significado do nome Eleonora e de todas as suas variantes, entre elas Elnora. O certo é o que o nome foi difundido durante toda a Idade Média graças à popularidade de Eleanor de Aquitânia e de outras, como Eleanor de Provence e Eleanor de Castela, surgindo inúmeras variantes em várias línguas diferentes.

Hipocorísticos desse nome são compartilhados com outros nomes, por exemplo, Nora com “Honória” ou “Honorata”.

No Top 1000 dos Estados Unidos, aparece pela última vez em 1957, no 944º lugar. Em décadas anteriores, chegando até 1880, Elnora já tinha sido mais popular no território americano, embora nunca tenha ultrapassado a 200ª posição.

Elnora é o nome de apenas 32 pessoas listadas pelo IBGE (Nomes no Brasil), num período compreendido entre 1930 e os anos 2000, em todo o território brasileiro. Essa variante de Eleonora não tem nenhum registro na lista da Arpen/SP (2015) embora tenhamos Eleonora, Leonora, Lenora e Nora mencionados – com registros raros.

Leonora ou Eleonora flui melhor como nome, mas Elnora é mais modesto e inesperado. Ninguém ouvirá esse nome muitas vezes, e muitas pessoas poderão considera-lo antiquado. Entretanto, é um nome doce e simples, e ninguém chamado Elnora teria problemas com a língua portuguesa.  

Elnora é uma cidade localizada no estado americano de Indiana, no Condado de Daviess.

O escritor Gene Stratton-Porter’s usou o nome para sua personagem Elnora Comstock no romance “A Girl of the Limberlost”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário