quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Cateline

.

Cateline é um nome feminino, a forma medieval francesa de Katherine (Catarina). Tecnicamente, Katherine e suas inúmeras variantes vem do nome grego Αικατερινη (Aikaterine).

A etimologia deste nome não é consensual e frequentemente é debatida: 1) poderia derivar do nome grego Εκατερινη (Hekaterine), que veio de 'εκατερος (hekateros) “Cada um dos dois”; 2) por outro lado, ele poderia derivar do nome da deusa Hécate3) poderia ainda estar relacionado com αικια (Aikia), "tortura"; 4) Ou pode ser de um nome copta que significa "minha consagração de seu nome". 5) No início da era cristã tornou-se associada com a palavra grega καθαρος (katharos) que significa "puro". A partir daí a grafia latina foi alterada de Katerina para Catarina para refletir isso.

No Brasil, essa é uma versão de Catarina pouco usada. Cateline é o nome de apenas 82 pessoas no Brasil, em termos gerais (Nomes no Brasil, IBGE, Censo 2010). Ou seja, desde antes de 1930 até a década de 2000, foram apenas 82 Cateline’s, das quais 30 estão no Rio Grande do Sul. A maioria dos registros se deu entre 1980 e 1990.


Também temos 107 pessoas chamadas Kateline, quase todas nascidas nos anos 90 e mais 40 pessoas chamadas Katheline. Em São Paulo, no ano de 2015, de acordo com alista da Arpen/SP, nasceu apenas uma Katelyne e outra Katelin

Poderia ser uma alternativa interessante à Caroline e também à Catarina, mais rara e menos usual. Cateline é inclusive um nome bom para ser usado como segundo elemento em um composto. 


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário