terça-feira, 8 de novembro de 2016

Blanca

.

Blanca é um cognato de Branca, que tem cognatos em várias línguas. É um nome literal, quer dizer exatamente “branca” em espanhol, se referindo à cor ou ao adjetivo de uma pessoa branca, de pele clara. O nome Blanca viria de uma origem germânica, da palavra Blank, que significa “branco, brilhante”.

Blanca, do ponto de vista semântico é equivalente à Alba, Nieves ou Albina, é típico da devoção cristã, pois o branco era – e ainda é – associado à Virgem Maria, para o conceito teológico de pureza e o ideal estético do amor (pele branca como o leite foi considerada o máximo da beleza, assim como de nobreza, já que as camponesas que trabalhavam ao sol se tornavam morenas.

Blanca pode se referir, portanto, há várias coisas: a cor branca é a primeira que lembramos. O branco é associado à pureza e à limpeza, qualidades essas apreciadas em sentido figurado em uma pessoa.

Outras formas são Blanka (croata), Blanche, Blanch (inglês), Bianque, Blanche (francês), Branca (português), Bianka (germânico), Bianka, Blanka (húngaro), Bianca (italiano). Um cognato interessante é Zuria, do basco, que significa o mesmo mas tem uma sonoridade completamente diferente.

Quanto à sua popularidade no mundo, cabe dizer que nos Estados Unidos, ele apareceu pela última vez dentro do top 1000 em 2007    , na modesta 955ª colocação, mas se manteve às voltas do 400º lugar por muitas décadas. Na Espanha se sustenta em torno da 40ª posição desde 2002, e em 2014 ficou com a 43ª colocação. É popular também na Galícia e na Catalunha.

Em termos de registros recentes, tivemos apenas 4 Blancas no estado de São Paulo (arpen/SP) no ano de 2015. Em termos gerais – considerando todos os brasileiros abrangidos pelo estudo do IBGE que resultou na ferramenta online “Nomes no Brasil” – de 1930 a 2000 nasceram 700 pessoas chamadas Blanca. O auge foi na de 60 e o estado onde as Blanca’s foram mais frequentes foi no Mato Grosso do Sul.

Acredito que Blanca seria uma boa alternativa ao nome Bianca, que está extremamente popular no Brasil nos últimos anos. Blanca tem seu charme espanhol, e todo nome espanhol tem uma aura quente, aconchegante, e por algum motivo, sempre faz lembrar músicas animadas e cores muito vivas e radiantes.

Personalidades notáveis na monarquia/nobreza:

  • Blanca Garcés de Pamplona (d. 1133 - 1156), infanta de Navarra e Rainha Consorte de Castela por seu matrimônio com Sancho III, o Desejado;
  • Blanca de Navarra (1177-1229), infanta de Navarra e condessa consorte de Champaña, filha de Sancho VI de Navarra.
  • Blanca de Castilla (1188 - 1252), infanta de Castilla e Rainha Consorte da França por seu matrimônio com Luís VIII.
  • Blanca de Champaña (1226-1283), infanta de Navarra e duquesa consorte da Bretanha por seu matrimônio com John I.
  • Blanca de Évreux (1962 - 2043), Rainha Consorte da França por seu matrimônio com Felipe VI.
  • Blanca I de Navarra (1386 - 1441), Rainha de Navarra entre 1425 a 1441.
  • Blanca II de Navarra (1424 - 1464), infanta de Aragão e de Navarra e Rainha titular de Navarra entre 1461 e 1464.
Outras Referências:

·         Blanca Soto, atriz mexicana;
·         Blanca Guerra, actriz mexicana;
·         Blanca Podestá, atriz argentina;
·         Blanca Núñez de Lara, dama nobre da realeza de Castela;
·         Blanca Estrada, esgrimista mexicana;
·         Blanca Estrada, atriz espanhola;
·         Blanca Heredia, modelo venezuelana;
·         Blanca Portillo, atriz espanhola
·         Blanca Romero, atriz espanhola
·         Blanca Suárez, atriz espanhola




.