segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Benedetto

Representando os meninos, Alonso Mateo, dos EUA, mostra que é possível ser criança e se manter estiloso:
.
Benedetto é um nome próprio italiano masculino. O nome deriva do latim Benedictus que, com base no particípio passado do verbo benedicere (falar bem), significa literalmente “bendito, abençoado, cheio de bênçãos”. Assim fica claro que é um nome, portanto, de nome de imenso valor religioso, do ponto de vista semântico semelhante ao hebraico Baruch e ao árabe Barak.

Em italiano, temos as variações Benito, Benedittino, com os hipocorísticos Bettino, Benetto, Benedino e Betto. O feminino do nome é Benedetta.

Em outras línguas temos: Benedikti (albanês), Bendix (baixo alemão), Benead (bretão), Benet (catalão), Bendt (dinamarquês), Benedikto (esperanto), Pentti (finlandês), Benoit, Benoît (francês), Bieito (galício), Peni (havaiano), Benedict, Bennett, Ben, Bennie, Benny (inglês), Benedictus (latim), Bendiks (letão), Benèt, Benedèt (lombardo), Benedykt (polonês), Benedito, Bento (português), Binidittu (siciliano), Benito, Benedicto (espanhol), Bengt (sueco), Bence, Benedek (húngaro), Benesh (iídiche).

O nome se tornou amplamente utilizado entre cristãos depois que São Benedito fundou a ordem dos beneditinos no século VI. Na Inglaterra, a forma Benedict não entrou em uso comum até o século XII, quando então se tornou muito popular. Na Idade Média, a forma mais difusa era Bennett, que foi usado como forma base até o século XVIII.

Devemos notar é claro, que o apelido inglês Ben é compartilhado com o nome Benjamim, e também é preciso dizer que o nome húngaro Bence também é considerado uma variante de Vincenzo. Há também um outro hipocorístico de origem provençal, Betta, que agora é abandonado, o qual coincide com Elizabeth em sua forma italiana.

No Brasil, não encontrei na ferramenta Nomes no Brasil (IBGE, Censo 2010), nenhum Benedetto, entretanto, encontrei 25 homens chamados Benedeto, sem um “t”, claramente uma simplificação de grafia da variante italiana. Já Benedito, a variante em português, é o 144º nome mais popular no Brasil, sendo que Benedetto pode ser uma interessante alternativa.

Segundo o Behind The Name, em 1427, o nome Benedetto foi o 25º mais usado. Já em tempos modernos, Benedetto aparece pela última vez no ranking italiano em 2007, na 196ª posição. Antes disso, apareceu praticamente todos os anos desde 1999, que é o ano em que os dados começaram a ser disponibilizados. Na Itália, o nome do Papa Bento XVI era Benedetto XVI. Outras referências são:

Benedetto Alfieri , arquiteto italiano;
Benedetto Antelami , escultor e arquiteto italiano;
Benedetto Cairoli , político italiano;
Benedetto Croce , filósofo, historiador, político, crítico literário e escritor italiano;
Bento Luschino , escritor e religioso italiano;
Benedetto Marcello , compositor, poeta, escritor, advogado, magistrado e professor italiano;
Benedetto Varchi , humanista, escritor e historiador italiano;




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário