quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Annette



Ana é um dos nomes que mais tem variações e adaptações. Annette é um diminutivo francês do nome. Ana vem do hebraico Channah, que depois foi latinizado e se transformou no nome que conhecemos, sendo que significa “cheia de graça”. Ana é provavelmente um dos nomes femininos mais difundidos de todo o Ocidente, seja simples ou composto, muito disso devido aos cristãos acreditarem e serem devotos à Santa Ana, que por mais que na Bíblia não tenha nenhuma alusão, seria a mãe de Maria e avó materna de Jesus.

Como um nome que tem muita difusão, ele gera adaptações, como Annemarie, Annabeth, Anneliese, e um dos diminutivos é o nome que vamos trabalhar hoje: Annette. É usado no Brasil também na variante Anete, mas em gerações anteriores. Nessa, não há nenhum registro nas listas disponíveis.

Apesar de Annette ser um diminutivo francês, tem sido amplamente utilizado no mundo de fala inglesa, tornando-se popular nos Estados Unidos no final dos anos 50 devido à fama da atriz Annette Funicello.

Nos EUA, Annette teve seu auge de 1957 a 1966 onde ficou em média, com a 65ª posição. Em 2007 foi a última vez que apareceu no ranking, e estava com o 869º lugar. Na Suiça ele ficou dentro do ranking também no final da década de 60, e a última aparição foi em 1969 no 96º lugar. Na Noruega, ele aparece no ranking antes de 1982, sempre nas últimas colocações do top 100. A mesma situação ocorre no Canadá, na década de 60.

Referências:

Anette Abrahamsson, pintora e professora sueca;
Anette Olzon, cantora sueca;
Anette Rückes, atleta alemã;
Annette Bening, atriz norte-americana;
Annette Dobmeier, esgrimista alemã;
Annette Hanshaw, cantora norte-americana;
Annette Klug, esgrimista alemã;
Annette O'Toole, atriz norte-americana;
Annette Stroyberg, atriz dinamarquesa;

Annette von Droste-Hülshoff, escritora e poeta alemã.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário