quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Annalena



Annalena é uma combinação entre Anna – um nome hebraico que significa “cheia de graça” – e Lena – um diminutivo dos nomes Helena ou Madalena, ou qualquer outro nome terminado em Lena. Assim, poderia significar várias coisas. Outros compostos assim já foram populares em outros tempos, como Marilene ou Marilena.

Esse é um nome muito popular entre bebês e crianças na Áustria. Grafado Annalena ou Anna-Lena, ele está no ranking desde 2004, sempre oscilando em posições próximas ao 40º lugar, para mais ou para menos. Em 2013, no último ranking publicado, está em 48º lugar.

Colocar o nome Annalena no Google Imagens é receber instantaneamente uma onda de fotografias de moças muito loiras e branquinhas, provavelmente a maioria delas austríacas.

Não há nenhum registro de Annalena em nenhuma lista brasileira disponível, de modo que, aparentemente, encontramos um nome raro, incomum, exclusivo e interessante que não fere os ouvidos de ninguém com estranheza: Temos muitos registros de Helena, Milena, Selena, etc. então Annalena não pode parecer estranho, intragável ou pesado.

Annalena não fica bem em compostos, pois ele próprio já é uma junção de Ana e Lena, sendo assim, é desaconselhável usá-lo para nomes duplos, devido a ficar redundante. Porém, um ponto positivo é que é um nome que não soa infantilizado demais, que fica bem para uma criança tanto quanto para um adulto, acompanhando bem todas as idades da sua portadora.

Embora soe para nós, um pouco vintage, não é um nome antiquado ou pesado. Até mesmo possui um ar jovial, novo, alegre. Encontrei duas importantes referências para o nome: Annalena McAfee, uma jornalista e escritora de livros infantis britânica e Annalena Tonelli, uma advogada e ativista social italiana.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário