terça-feira, 22 de novembro de 2016

Anissa




Anissa é uma combinação de Anna – um nome de origem hebraica que significa “cheia de graça” – com o popular sufixo –issa. Este nome foi trazido à atenção do público após a atriz mirim Anissa Jones, mais conhecida por interpretar Buffy na série Family Affair.

Este nome também se parece com o nome árabe Anisa, com um 's' extra adicionado. Anisa significa "amigável" em árabe. A Wikipédia italiana, por exemplo, dá Anissa como uma variante de Anisa.

No Brasil, vários nomes femininos com a terminação –issa tem se mantido firmes nas listas de registros, como Melissa, Larissa, Raíssa, Clarissa, Alissa, etc. Assim, esse é um som ao qual os ouvidos dos nossos conterrâneos estão muito habituados. Curiosamente, Anissa não tem nenhum registro, exceto na grafia Anyssa, que suponho, deva valer quase a mesma coisa.

Anissa pode ser uma alternativa interessante para quem gosta de Ana mas teme a popularidade, que gosta de nomes mais modernos e incomuns, e também para quem gosta de nomes populares como Melissa e Larissa e queria mudar de ares, sem fugir muito do som.

Ele está presente nos rankings dos Estados Unidos (903º lugar em 2004, sendo que aparece no top 1000 desde 1967), da Holanda (379º lugar em 2014), e na França (onde aparece no ranking desde 2000, e chegou a 2010 com a 156ª posição). 


Uma outra referência é a atriz tunisiana Anissa Daoud, que tem descendência tunisiana e francesa. 


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário