sábado, 19 de novembro de 2016

Anika




Anika é um nome feminino com duas possibilidades de origem e significado: 1) a primeira, muito óbvia, seria um diminutivo germânico, alemão, dinamarquês e esloveno de Ana, que vem do hebraico e significa “cheia de graça”. 2) A segunda, muito mais legal, é de origem hindu, do sânscrito, sendo um feminino de Anik, que significa “exército” ou “esplendor”.

A popularidade de Anika ao redor do mundo é interessante. Ele está no ranking de vários países, de modo que podemos considera-lo bem internacional. Vamos aos rankings:

Estados Unidos (2014): 519º lugar
Canadá (2004), 99º lugar
Inglaterra e País de Gales (2014): 448º lugar
Nova Zelândia (2008): 93º lugar
Eslovênia (2013): 84º lugar.

No Brasil, não há nenhum registro de Anika, mas temos 3 registros de Danika, sendo assim, é possível que alguns possam vir a gostar. Encontrei um registro de Annika, e outro de Anyka, infelizmente com grafias meio enfeitadas além da conta. Além disso, ele tem uma remota semelhança com Mônica e Verônica, sendo assim, pode agradar ainda mais.

Esse nome pode ser especialmente considerável para quem gosta de Ana mas ao mesmo tempo, prefere inovar. Também pode ser uma opção digna para aqueles que - como eu - gostam de terminações femininas que fujam do trivial. 

Referências:

Anika Noni Rose é uma cantora e atriz afro-americana;
Anika Rose Moa é uma cantora neozelandesa;
Annika Beck , jogadora de tênis alemã;
Annika Bryn , autora sueca e jornalista freelance;
Annika Johansson , atriz de teatro americano de ascendência sueca;
Annika Kipp , apresentadora de televisão alemã;
Annika Reeder , ginasta britânica;
Annika Sorenstam , golfista profissional sueca;


.


20 comentários:

  1. Minha filha de 7 anos é Anica, não registrei com "K" por não gostar muito de nomes com essas letras.

    ResponderExcluir
  2. Minha filha tem 7 anos e se chama Anika.

    ResponderExcluir
  3. minha filha tem 7 meses e se chama Ânika

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Io pq o nome da sua filha tem um acento em cina do â?

      Excluir
    2. O meu também e Ânika , com o acento fica o falar diferente com o tom mais agudo

      Excluir
  4. Minha filha de 7 anos se chama Anika mirely

    ResponderExcluir
  5. Me chamo Anika também, e tenho 24 anos hahaha

    ResponderExcluir
  6. Tbm me chamo Anika, tenho 18 anos, amo meu nome, por ele ser diferente e não tão comum. Nunca conheci alguém com o mesmo nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm me chamo Ânika, e nunca conheci ninguem com este nome!

      Excluir
  7. Eu me chamo anikasse eu gosto bastante

    ResponderExcluir
  8. me chamo Ânika Sofia, tenho 14 anos :)

    ResponderExcluir
  9. me chamo Ânika Sofia, tenho 14 anos🙂

    ResponderExcluir
  10. me chamo Ânika Sofia, tenho 14 anos🙂

    ResponderExcluir
  11. Minha filha tem 7 meses e se chama Anika Amélia, sou apaixonada por esse nome 🥰

    ResponderExcluir
  12. Minha filha tem 8 anos, o nome dela é Annika 😍

    ResponderExcluir
  13. Me chamo Diego Felipe Anika, tenho esse sobrenome ANIKA e ando procurando a origem deste nome. Sou do extremo norte do Brasil onde aconteceram as primeiras colonizações, este sobrenome é bem familiar.

    ResponderExcluir
  14. Meu nome é Ânica Kaila,amo muito o meu nome pois ele não é comum aqui no Brasil,e sempre que me apresento as pessoas sempre falam que meu nome e muito diferente e muito lindo,e tbm tem o Kaila q tbm não e comum.

    ResponderExcluir