terça-feira, 15 de novembro de 2016

Aniela




Aniela é um nome que soa familiar, embora seja bem diferenciado considerando os populares em uso atualmente. Digo familiar por que se parece com Daniela, Gabriela, Rafaela, Manuela e tantos outros terminados em –ela usados e apreciados pelos brasileiros. Porém diferenciado, pois não possui um único registro na lista da Arpen/SP (2015), exceto Haniella e Hanyella, uma aproximação fonética, mas longe de ser o mesmo nome na escrita.

Na verdade, em termos de origem e significado, Aniela é a forma polonesa de Ângela, que por sua vez, vem da palavra grega angelos, que significa “mensageiro”, e que nas traduções gregas da Bíblia serviu para nomear as criaturas míticas que conhecemos, em português, como “anjo”.

Desse modo, Aniela se apresenta como uma alternativa espetacular para quem gosta de nomes terminados em –ela, mas está em fuga dos populares, sem ter que adotar um nome que será alvo de estranhamento e narizes torcidos. Ninguém estranharia uma Aniela, e por outro lado, seria quase impossível encontrar uma bebê ou uma criança chamada assim.

Em Portugal, há também 3 registros de Haniela, mas considerando que esse nome não consta como aprovado na lista portuguesa, supõe-se que são filhas de estrangeiros.
Na Polônia, Aniela está no 63º lugar no ranking de nomes femininos mais usados, no ano de 2014, totalizando 515 registros.

No que diz respeito aos dados do IBGE (Nomes no Brasil) coletados no Censo 2010, há apenas 558 pessoas chamadas Aniela no Brasil até o ano de 2010. Esse é um número muito baixo: Aniela é um nome original, moderno e não datado. A maioria delas nasceu nos anos 80.

Pode ser um interessante coringa para uso em compostos, desde que respeitado o bom senso. A terminação –ela geralmente fica interessante como segundo elemento, mas no caso de Aniela, seria bom evitar nomes terminados em vogal, principalmente em “a”, pelo risco de fluir tudo junto e parecer um nome só. Isabel Aniela me parece, a princípio, um exemplo de composto perfeito, mas cito mais alguns:

Íris Aniela
Ísis Aniela
Dóris Aniela
Ingrid Aniela
Beatriz Aniela
Carmen Aniela
Damaris Aniela
Tamires Aniela
Evelyn Aniela
Ester Aniela
Jezebel Aniela
Jenifer Aniela

Algumas referências:


Nô Stopa é o nome artístico da cantora e compositora brasileira Aniela Stopa Juste (São Paulo, 1978), filha do cantor e compositor brasileiro Zé Geraldo.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário