quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Aníbal

.
Aníbal é um nome um pouco sombrio. Talvez por que eu imediatamente conecte à palavra com canibal, algo que não só eu faço, como também o criador do personagem Dr. Hannibal Lecter é um célebre personagem de ficção elaborado pelo escritor Thomas Harris, que surgiu pela primeira vez no livro Dragão Vermelho (1981). Então, sim, não posso falar sempre bem de nomes que infelizmente, considero ameaçador, carrancudo, fechado, carregado. Já deixo claro, preconceitos meus à parte, que não seria Aníbal um nome que eu usaria nos dias de hoje.

Ainda assim, sempre pode ter pessoas que gostem desse nome, e fora meu gosto pessoal, considero-o digno, não há nada que o desabone, portanto, perfeitamente usável. Não tem uma terminação muito comum em nomes masculinos, acho isso um ponto positivo, mas com essa terminação propriamente dita, gosto mais da variante espanhola de Cristóvão, ou seja, Cristóbal.

Em inglês temos a variante Hannibal, e em italiano, Annibale. Ainda, temos Annibal (croata), Hennibal (francês) e Annibbali (siciliano). Aníbal é um nome de matriz histórica, clássica e literária, mais conhecido pelo seu portador mais famoso, Aníbal Barca, comandante militar cartaginês que teve resultados impressionantes na Segunda Guerra Púnica contra Roma, no século III a.C.

Teria origem fenícia, significando “graça de Baal”, a combinação da palavra fenícia Hann (graça) combinada com o nome do deus Baal. Faz parte de um grupo de nomes teofóricos referentes ao deus Baal, do qual fazem parte Asdrúbal, Baltasar, etc.

Por incrível que pareça, Anibal (sem acento) teve dois registros no estado de São Paulo em 2015, conforme dados da Arpen/SP. Nos Estados Unidos, ele apareceu em 1976 na 911ª posição.

Hannibal foi uma série de televisão thriller estadunidense desenvolvida por Bryan Fuller para a NBC.

Dr. Hannibal Lecter é um personagem criado por Thomas Harris, que surgiu pela primeira vez no livro Dragão Vermelho, e depois foi adaptado para o cinema, ganhando uma quadrilogia. O ator Anthony Hopkins, que interpretou Hannibal e levou o personagem à fama.

Aníbal Maria di Francia, conhecido como Santo Aníbal;

Aníbal Cavaco Silva, ex-presidente de Portugal;




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário