segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Angelita

.
Está todo mundo muito acostumado com Ângela, e também com Angélica, mas nada nos impede de buscar outras variantes. Deste modo que Angelina, timidamente, começou a entrar nas listas das pessoas. Assim encontramos com um nome doce, absolutamente querido e interessante, subestimado em todos os recantos falantes da língua portuguesa: Angelita.

Sabemos que Ângela é um nome que deriva da palavra grega “angelos”, que significa “mensageiro”. Nas traduções gregas da Bíblia, essa foi a palavra usada para designar o “anjo”, um mensageiro de Deus, criatura mítica alada ligada diretamente ao divino. Assim, automaticamente ligamos “Ângela” à anjo, e assim, temos a raiz etimológica da palavra “angélica”.

Uma pessoa angélica é aquela que detém qualidades de um ser angelical: nada mais lindo que esse significado. Logicamente, está ligado também à Angelina e Angelita, que na verdade, são variantes de um mesmo nome, mudando-se apenas o sufixo feminino no final. O sufixo –lita é muito comum no espanhol, onde denota um diminutivo. Angelina é o diminutivo de Ângela no italiano, e podemos dizer, por interpretação, que ambos significam “anjinho”.

Confesso que Angelita não seria a minha variante predileta do nome – eu gosto mesmo é do francês Angelique mas considero-o muito simpático, e seria uma escolha original e interessante para os dias de hoje.

O nome com essas duas sílabas finais mais registrado na lista da Arpen/SP (2015) é Talita. Depois disso temos Lalita, Alita, Joselita, mais alguns vários “litas”, e apenas uma, umazinha só Angelita em todos os registros do estado de São Paulo. Essa Angelita pode dizer que tem um nome mega original, exclusivo e todo dela.

Nos Estados Unidos, Angelita aparecia no Top 1000 até 1981, mas em posições bastante desfavoráveis. Terminou em 936º lugar e desde então, não voltou a aparecer. Presumivelmente, é um nome considerado “de avó” entre os norte-americanos.

Já com as sílabas iniciais (Ange), temos Angelina no topo dos registros, com a frequência de 256 casos em 2015. Depois temos, em ordem, Ângela, Angel, Angélica, Angeline, Angelly, Angelique, Angeliana, Angelys, e uma série de outras grafias e/ou nomes inventados que não vale a pena mencionar. Poderíamos, portanto, dar uma chance para Angelita, uma vez que nada no nome o desabona, exceto a percepção popular de que é “antigo”.

Referências:

Angelita Pardo, foi uma cantora, estilista e atriz argentina.
Angelita da Silva Feijó é uma modelo, socialite e atriz brasileira de telenovelas. 
Angelita Martinez, foi uma vedete, atriz e cantora brasileira;

Angelita Helena Maria de Silva Ferro, foi uma atriz britânica mais conhecida por seu nome artístico Miss N. de Silva. 




.

Um comentário:

  1. Gosto muito do nome Angelita e usaria para uma filha gosto de nomes diferentes.
    A foto ta maravilhosa gostaria de saber sobre o nome Angel e como se pronuncia

    ResponderExcluir