segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Amelina & Ameline



Amelina é uma forma germânica antiga de Emmeline, enquanto Ameline é a forma francesa. Eles derivam do nome Amália (ou Amélia) que vem do elemento “Amal”, significando “trabalho”.

Além das variantes Amália e Amélia, temos Amalija (Croata), Amálie (Checo), Amalia, Amelia (alemão), Emmeline, Amelia, Amilia, Emelia, Emmaline, Emmalyn, Millie, Milly (inglês), Émeline, Amélie, Line (Francês), Amalia, Amalie, Amelia, Amelie (Germânico), Amália (Húngaro), Amalia, Amelia (Italiano), Amalija (Lituano), Amelia (Polonês), Amália, Amélia (Português), Amalia (Romeno), Amália (eslovaco), Amalija (esloveno), Amalia, Emelina, Amelia (espanhol).

O nome Amelina tem uma terminação mais forte, com a sonoridade mais demarcada, que a mim, pelo menos, denota mais poder, mas menos suavidade e graça. Nesse ponto, prefiro a variante Ameline, que é suavizada pela terminação –ine, tão cara aos franceses.
O nome Amélia tem voltado a cair no gosto dos brasileiros, com – ainda raros – registros nas listas disponíveis dos últimos anos. Amelina ou Ameline pode ser uma alternativa tanto à Amélia quanto à Amália, para quem os acha demasiadamente antigos ou pesados. Amelina pode ser uma opção também à Carolina, que tem as mesmas sílabas finais, mas anda bastante popular. Além disso, essa é uma terminação bastante apreciada pelos brasileiros, a julgar pela popularidade de Valentina.

Os nomes mais registrados em São Paulo no ano de 2015 (Arpen/SP) com a terminação – line, foram Caroline e Aline. Assim, Ameline fica inclusive num meio termo entre os dois, e pode agradar a muita gente. Inclusive, comparando os três nomes citados, acho Ameline muito mais elegante, nobre e profundo do que os demais, até por ser incomum e praticamente exclusivo. Digo praticamente, mas a probabilidade de encontrar uma Ameline ou uma Amelina é quase zero. Nas listas da Arpen/SP de 2014 e 2015 não temos nenhum registro de ambos.

Por outro lado, ainda, temos o nome Melina (108 registros em 2015) que tem uma boa aceitação entre os brasileiros. Este nome lembra a palavra “mel”, que também está presente em Ameline e Amelina. Na verdade, são praticamente o mesmo nome, não fosse pela letra “A” na frente, além é claro, da origem e significados diferentes. Temos aqui, portanto, mais um motivo para uma maior familiaridade.

Uma outra possibilidade, para aqueles que são extremamente tradicionais, é associar Ameline ou Amelina a outros nomes mais populares, em compostos, como primeiro ou segundo elemento.

Como referências temos Nicole Ameline, uma política feminista francesa, defensora das causas relativas às mulheres.


.


Nenhum comentário:

Postar um comentário