sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Ambrósio

.


Ambrósio é a forma portuguesa de Ambrosius, que origina-se no grego Αμβροσιος (Ambrosios) cujo significado é “imortal”, “divino”, “que pertence ao imortal”. Nesse sentido, recorda a ambrosia, o chamado néctar dos deuses, que seria o alimento que os deuses consumiam segundo a mitologia grega. Ambrosio, sem acento, é a forma espanhola. Significando imortal, ele é semelhante ao nome Khalid e Atanásio.

A sua propagação em círculos cristão se deve em maior parte à Santo Ambrósio. Na Inglaterra, onde a forma Ambrose nunca foi muito comum, sobreviveu de modo muito raro depois da Reforma Protestante.

Outras línguas: Ambrosios, Ambrosius (grego antigo), Ambroos, Broos (Alemão), Ambrose (Inglês), Ambroise (Francês), Ambrosi (Georgiano), Ambrus (Húngaro), Ambrogio, Ambrogino, Giotto (Italiano), Broos (Limburguês), Ambrósio (Português), Ambrož (esloveno), Emrys (galês), Ambrozi (albanês), Ambroaz (bretão), Amyrosií (búlgaro, russo), Ambròs (catalão), Ambroos (holandês), Ambrosiu (romeno).

Em italiano, o nome Ambrogio tem alterações como Ambrogino, Ambrosino, Ambriogione, Ambrosone, Ambrogiotto, com apelidos como Bogio, Boso, Bosone.

É um nome tido como antigo, pesado e ultrapassado. Como alternativa a ele podemos pensar na variante Ambros, que aparentemente, é usada em norueguês, que soa mais moderno, sem prejuízo do significado excelente.

No Brasil é usado também como sobrenome, como por exemplo no caso da supermodelo Alessandra Ambrósio.

Aurélio Ambrósio, mais conhecido como Ambrósio, foi um arcebispo de Mediolano que se tornou um dos mais influentes membros do clero no século IV.

Referências:

Santo Ambrósio de Milão (†397) - arcebispo de Milão, Doutor da Igreja e o santo geralmente chamado de "Santo Ambrósio"
Santo Ambrósio Traversari (†1439) - prior geral dos camaldulenses, teólogo e filósofo de Florença
Ambrosio Arce de los Reyes , escritor espanhol;
Ambrosio Aureliano , comandante romano;
Ambrosio Bembo , viajante italiano;
Joan Ambrosio Dalza , compositor e alaudista italiano;
Ambrosio de Morales , humanista, historiador e arqueólogo espanhol;
Ambrosio O'Higgins , político e general espanhol;
Ambrosio Padilla , jogador de basquete, esportes e líder político das Filipinas;
Ambrosio Piazza , arquiteto e escultor italiano;



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário