sábado, 5 de novembro de 2016

Ambrosine



Ambrosine e Ambrosina são formas femininas de Ambrose, que em português é grafado Ambrósio, da latinização Ambrosius, que origina-se no grego Αμβροσιος (Ambrosios) cujo significado é “imortal”, “divino”, “que pertence ao imortal”. Nesse sentido, recorda a ambrosia, o chamado néctar dos deuses, que seria o alimento que os deuses consumiam segundo a mitologia grega.

Ambrosine é um nome elegante e luxuoso, que traz à mente uma mulher com grande presença e poderosa. Um nome especialmente bom, inclusive, para um personagem de um livro. É um nome bonito, apesar de ser um pouco “duro” e áspero, nas primeiras vezes que ouvimos.

O –ine no final alivia bastante essa sensação, privilégio que Ambrosina não tem. As terminações em –ine tendem a ser mais suaves e femininas, pelo menos a meu ver, do que as terminações em –ina, especialmente quando o nome já é um pouco antigo e incomum.

Não há qualquer sinal de registros do nome Ambrosine ou Ambrosina em qualquer ranking do mundo, que esteja disponibilizado na Internet. Incluindo os rankings e listas de registros brasileiras.

Acho que Ambrosine soa bastante sofisticado para primeiro nome, mas também pode ser bastante útil para dar uma certa elegância a mais em compostos como segundo elemento. Isso daria um ar de realeza, de monarquia ao nome, sem dúvida.

Encontrei no Baby Names.Ch a variante Ambrine, que aparentemente é uma variante, ou então um nome similar, ocorrendo que pode ser uma palavra relacionada à “Âmbar” (Ambre em francês), já que o site garante que é uma variante francesa. Gostei ainda mais de Ambrine e deixei ele na lista para futuros posts.

Ambrosini é usado como sobrenome na Itália, embora não seja dos sobrenomes italianos mais tradicionais, temos o exemplo do jogador de futebol italiano Massimo Ambrosini.

São poucas as referências encontradas desse nome, incluindo pessoas notáveis, além de Ambrosine Phillpotts que foi uma atriz britânica de teatro, televisão e cinema, e Ambrosine Lara Davies, uma atriz e bailarina inglesa. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário