terça-feira, 1 de novembro de 2016

Amberly

.
Amberly é uma elaboração do nome Amber, influenciado pela grafia do nome Kimberly. É bastante raro, inclusive nos Estados Unidos, onde apareceu pela última vez no top 1000 em 967º lugar. Apareceu ainda nos rankings de 1988, 1986 e 1985, em posições igualmente distanciadas do top.

Ou seja, basicamente colocaram o sufixo –ly no nome Amber, e deu em Amberly. No caso, Amber é uma palavra que denota uma pedra preciosa formada a partir de resina fóssil ou a cor amarelo-alaranjado. Traduzindo para o português, literalmente significa “âmbar”. A palavra deriva, em última análise do árabe عنبر ('Anbar).

Conheci o nome lendo a série “A Seleção” da autora Kiera Cass, onde o nome da Rainha é Amberly. A trilogia A Seleção já rendeu uma continuação, com A Herdeira, e já está disponível para compra (em e-book) também um livro especialmente sobre a Rainha Amberly, que conta como os pais de Maxon se conheceram e se apaixonaram durante a seleção anterior.

Obviamente, a minha paixão por nomes próprios anda frequentemente colada com a minha verdadeira obsessão por livros, e quando leio um exemplar novo, sempre fico catando novos nomes, olhando velhos nomes com novas perspectivas. Assim foi Amberly: se eu tivesse visto em qualquer outro lugar, e não como uma personagem que gostei, teria outras opiniões, com certeza.

Mas o fato é que vi num livro, e a Rainha Amberly, embora seja um personagem secundário, me fez olhar o nome com outros olhos: agora me parece mesmo bastante adequado a uma integrante de uma monarquia futurista e moderna.


Uma portadora famosa, embora não tenha a mesma grafia, é Amberley Lobo, uma apresentadora australiana de TV.




Nenhum comentário:

Postar um comentário