sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Zephyr

.


Zephyr é a versão inglesa do nome grego Ζεφυρος (Zephyros), que significa o vento oeste”. Zephyros, ou Zéfiro em português, era o deus grego que personificava o vento oeste. É etimologicamente relacionado com ζοφος (zophos),ocidente, região escura, escuridão”, ou seja, à oeste, onde o sol se põe. No mito grego, ele é um dos Anemoi, ou os ventos: Boreas é o deus do vento norte, Notus, o deus do vento sul, Eurus, o do vento leste.

Na Itália, a variante é Zeffiro, e na Wikipédia italiana temos mais informações sobre como o nome é tratado na Itália: a maior difusão está em Zefirino, e lá se comemora o nome do dia em 27 de novembro em homenagem a São Zefiro, o mártir ou 26 de agosto, em memória de São Zeferino. As variantes italianas passam por Zefiro (com um F só), Zefirino, Zeffirino, Zefferino, e as variantes femininas, Zeffira e Zefira, bem como alterações: Zefirina, Zeffirina, Zefferina.

Já em outras línguas, temos Zephyros (grego), Zephyrus (latinizado), Zeferino (português), Tzafrir (hebraico), Ceferino (espanhol), Zephyrinus (romano antigo). Ainda, podemos citar Zéphyrine (variante francesa feminina), e Zefiryn (variante polonesa masculina).

A palavra “Zefir” em russo equivale ao que conhecemos como “marshmallow”. O Blog Once Upon a Time salienta que Zephyr e todas as suas variantes são muito raras como nome de bebê. Em 2012, nos Estados Unidos, de acordo com informações dadas no Blog, nasceram 20 meninas e 60 meninos com esse nome, sendo que a partir de 1984 passou a ser usado para meninas. No Brasil, não há nenhum registro de nenhuma das variantes citadas.

Dando uma boa olhada em todas as versões em outras línguas, alterações, variantes femininas, a única que me parece simpática é Zephyr, no inglês. As demais são todas pesadas, com uma impressão obscura, triste, sem a mínima chance de uso nos dias de hoje.

No cinema, Zephyr é o tritagonista de filme da Disney de 2002, O Corcunda de Notre Dame 2, a sequência do filme de 1996, O Corcunda de Notre Dame. Ele foi dublado por Haley Joel Osment. Ele é filho de Esmeralda e Phoebus.

Acho Zephyr um daqueles nomes intrigantes e muito cativante. É familiar, mas raro, e seu uso seria bastante corajoso. É daqueles nomes que a língua portuguesa estragou profundamente, de modo que só considero a versão inglesa usável. Talvez, para quem não gosta de “enfeites”, seria mais recomendada a variante Zefir, com grafia mais simples e limpa.

Ainda, é digno de nota a história do chef pessoal do presidente Lyndon Johnson, Zephyr Wright, que o influenciou grandemente em matéria de direitos civis.

Temos algumas pessoas notáveis em outras versões do nome:

Zeffiro Ciuffoletti, historiador italiano;

Zeffiro Furiassi, jogador de futebol e treinador italiano;

Zeffirino Ballardini, antifascista italiano;

Zeffirino Faina, patriota e político italiano;

Zeffirino Namuncurà, salesiano laico argentino;

Zefferino Cerquaglia, político italiano;

Zefferino Grassetto, jogador de futebol italiano;

Zefirino, papa e santo romano;

Zefirino Agostini, sacerdote italiano;

Ceferino Garcia, pugilista filipino;

Ceferino Giménez Malla, beato espanhol;

Zeferino González y Díaz Tuñón, cardeal espanhol;

Louis-Zéphirin Moreau, bispo católico canadense.

Zephyr pode se referir ainda à uma localidade na Carolina do Norte, no Texas e em Ontario.

Zephyr, codinome do espião soviético Mikhail Mukasei , ativo a partir da década de 1940 até a década de 1970;

Zephyr (artista), grafiteiro conhecido de Nova York;

Zephyr Teachout, professor da Universidade de Fordham e ex-candidato a governador de Nova York;


Zephyr (banda), uma banda de hard rock com base blues formada em 1968, em Boulder, Colorado;



.

Um comentário:

  1. Wow! Eu queria saber apenas o sentido mitológico e saí cheia de conhecimento e com a vontade de usar o nome em algum personagem. Talvez até convença alguém a batizar o bebê com esse nome, só pra ter um Zephyr brasileiro.

    ResponderExcluir